PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pilotos e comissários aprovam greve a partir desta segunda-feira (19)

Trabalhadores do setor aéreo cobram recomposição salarial, entre outros pontos; preço alto das passagens é citado como razão

Compartilhe
Pilotos e comissários aprovam greve a partir desta segunda-feira (19)
Foto: GCMais

Pilotos e comissários aprovaram nesta quinta-feira em assembleia, por unanimidade, greve a partir da próxima segunda-feira (19), informa o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas). Em nota, o sindicato afirma que a categoria tem como pleito recomposição das perdas inflacionárias e um ganho real nos salários, de forma a compensar as perdas nos dois anos de pandemia, “que foi de quase 10%”.

A categoria também reivindica, entre outros pontos, que as empresas “respeitem os horários de início e de término das folgas e que não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo”.

Leia também: Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor

O sindicato alega que “esses pleitos estão baseados nos altos preços das passagens aéreas, que têm gerado crescentes lucros para as empresas”, e no fato de que as companhias aéreas “reduziram o custo de folha de pagamento em mais de 30% se comparado com os demais custos”.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente do SNA, Henrique Hacklaender, “as empresas estão com os preços das passagens no mais alto patamar dos últimos 20 anos e estão financeiramente melhores do que antes da pandemia”. Conforme Hacklaender, é “justo e razoável que os tripulantes tenham a garantia de que os horários de suas folgas serão respeitados”, e que eles tenham ganho real de salário.

O sindicato informa que a paralisação ocorrerá a partir de 19 de dezembro, das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Rio Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. As decolagens com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas prosseguirão normalmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor
SUSTO
Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor
23 de out. de 2026 - 21:16
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
SEGUNDO TURNO
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
22 de out. de 2026 - 18:24
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
22 de out. de 2026 - 18:20