O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) deve ser anunciado oficialmente como ministro da Educação até o início da próxima semana. Nesta sexta-feira (16), após a cerimônia de diplomação dos eleitos no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o deputado federal José Guimarães (PT), vice-presidente nacional do partido, confirmou a informação.
Segundo Guimarães, Camilo está “praticamente escolhido” ministro, restando apenas o anúncio oficial, que deve acontecer na próxima segunda-feira (19) em Brasília. Já a governadora Izolda Cela (sem partido) deve ficar à frente da Secretaria da Educação Básica, um dos cargos mais importantes no MEC.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Falta anunciar, mas as coisas estão bem encaminhadas. Quem anuncia é o presidente Lula, mas, pelo que eu tenho acompanhado em Brasília, a dupla irá dirigir a Educação”, disse Guimarães.
Por outro lado, Camilo evitou responder perguntas sobre o possível cargo de ministro da Educação do governo Lula. “Hoje é o dia da diplomação. Hoje é só festa para a gente garantir o mandato”, afirmou.
Camilo Santana no Ministério da Educação
A escolha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva por Camilo Santana à frente da pasta alivia as pressões da cúpula do PT, que pedia que um filiado ao partido assumisse o Ministério. Izolda Cela era cotada para o cargo, mas por não estar filiada a nenhuma legenda, sofreu resistência por parte da bancada petista na Câmara dos Deputados.
Nesta sexta-feira (16), Izolda voltou a comentar o assunto e citou a necessidade do próximo governo tratar como prioridade a educação básica.
“Já está no tempo, vamos dizer assim, para não falar em atraso, de a educação básica ter um status de prioridade realmente mais forte, mais sistêmico. Porque nós só teremos mesmo a condição de construir um país mais justo se nós tivermos, são outras tantas coisas”, informou a governadora.
Leia também | Elmano, Jade, Camilo e parlamentares eleitos são diplomados no TRE-CE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<