Ícone do site Portal GCMAIS

Pagamento do Cartão Missão Infância é antecipado em Fortaleza; confira calendário

Pagamento do Cartão Missão Infância é antecipado em Fortaleza; confira calendário

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza antecipa o pagamento do Cartão Missão Infância para o dia 21 de dezembro por causa das comemorações de fim de ano. O benefício é pago sempre dia 28 de cada mês. “Primeiro programa municipal de transferência direta de renda voltado para a primeira infância, o cartão tem como objetivo reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança”, destaca a gestão municipal.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cartão Missão Infância

Mensalmente, a iniciativa alcança 13.600 crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade. Com o valor de R$ 50 mensais, de janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 163.077 benefícios pagos, totalizando o valor de R$ 8.153.850,00.

“Essa antecipação é um compromisso da Prefeitura com os beneficiários do cartão Missão Infância. Liberando esse valor ainda antes do Natal, poderemos contribuir com melhores momentos nessa época tão importante para todas as famílias”, ressalta Iraguassú Filho, presidente da Fundação da Criança e Família Cidadã (Funci).

Para conferir se tem direito ou se precisar tirar dúvidas, é possível ligar para o número (85) 3131.7813 ou 156 ou pela Central 156. O responsável financeiro identificado tem direito a um cartão, mesmo se tiver mais de uma criança. Ele é informado sobre qual agência deve se dirigir para a retirada do cartão, que pode ser usado na função débito ou para sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Publicidade

“Caso o responsável financeiro não faça a retirada do benefício por um período de seis meses ou no caso de a criança completar 3 anos, o beneficiário é automaticamente retirado do sistema e a vaga é destinada a outras crianças que se enquadrem nos critérios do programa”, reforça a Prefeitura de Fortaleza.

Auxílio Brasil: beneficiários devem fazer acompanhamento de saúde em Fortaleza

Beneficiários do programa Auxílio Brasil que ainda não realizaram as obrigatoriedades das condicionalidades de saúde têm até o dia 30 de dezembro para comparecer aos postos de saúde de Fortaleza para acompanhamento de saúde básica. Até o último dia 5, conforme levantamento, 44,31% dos beneficiários ainda não cumpriram com as condicionalidades, de acordo com a gestão municipal.

Dentre os requisitos obrigatórios estão a atualização da caderneta de vacinação das crianças, acompanhamento das mulheres em idade fértil e do pré-natal das gestantes. Devem comparecer aos postos de saúde as famílias com crianças menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes.

Os beneficiários devem levar o cartão de acompanhamento (caso possua), Número de Identificação Social (NIS), caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes. O cumprimento dos requisitos das condicionalidades de saúde é realizado semestralmente, e é necessário para evitar suspensão do benefício.

Os 116 postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e possuem equipes disponíveis para o serviço.

Leia mais | Grupo recebe última parcela do benefício nesta terça-feira (20)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile