A prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quarta-feira (21), o plano de operação para o Réveillon de 2023, que nessa edição, terá mais dois dias de duração. A festa na Capital será a maior do Nordeste, por isso, o esquema de segurança, mobilidade e fiscalização serão intensificados.
A expectativa de público para os dois dias de festa é de 1 milhão por dia. Para segurança de todos que irão aproveitar o réveillon, a Policia Militar do Ceará irá disponibilizar um efetivo de 1.815 agentes. O plano de operação dos dois dias do Ano Novo na Capital cearense conta com agentes de segurança, trânsito, mobilidade e fiscalização. Serão 382 servidores da Agefis e 226 da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que irão fiscalizar os desvios e possíveis irregularidades.
Nos dias de evento também terá um efetivo de 19 agentes do Corpo de Bombeiros, 23 policiais civis e profissionais de saúde. Além disso, os fortalezenses terão gratuidade da tarifa de ônibus entre as 16 horas do dia 31 às cinco da manhã do dia primeiro de janeiro de 2023.
Confira as atrações dos dois dias do Réveillon de Fortaleza
Além das atrações confirmadas na tarde desta terça-feira (22), o Prefeito da Capital cearense José Sarto, anunciou os outros artistas que irão tocar no Réveillon 2023 de Fortaleza. Entre os artistas confirmados estão Alok, Luan Santana, Luiza Sonza, Daniela Mercury e Nando Reis.
O Réveillon de Fortaleza retorna em 2023 depois de dois anos sem comemorações públicas, em razão das restrições da pandemia de Covid-19. Serão dois dias de festa sexta-feira (30) e o sábado (31), no aterro da Praia de Iracema. A Prefeitura espera um público de 600 mil pessoas nos dois dias de festa.
Confira a lista de atrações do Réveillon de Fortaleza
- Alok
- Luan Santana
- Luiza Sonza
- Nattanzinho
- Daniela Mercury
- Xand Avião
- Felipe Amorim
- Mari Fernandez
- Nando Reis
- Alcione
- Alceu Valença
- Jorge Aragão
- Márcia Felipe
- Waldonys
- Isabela Serpa
- Marcos Lessa
- Getúlio Abelha
- Paulo José Benevides
São esperados 600 mil turistas para o período (20 de dezembro a 5 de janeiro), com gasto per capita de R$ 5 mil e permanência média de 6,5 dias. Os dados são do Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).
“O Réveillon deste ano por si só já é diferente. Fortaleza consolida-se como o maior réveillon do Norte Nordeste. São esperadas 600 mil pessoas no período de 20 de dezembro a 5 de janeiro com um incremento de R$ 3 bilhões na economia da capital”, afirmou
Com o retorno da festa, a taxa de ocupação hoteleira deve ficar acima dos 90% e a grande quantidade de visitantes movimentará mais de 50 setores que compõem a cadeia turística, como passeios, comércio e restaurantes. Com dois dias de festa, os prestadores de serviços também terão oportunidade: 465 ambulantes estarão cadastrados para trabalhar.
Sustentabilidade
Mais de 400 profissionais farão a limpeza após a festa, tudo de forma sustentável, dando continuidade à política de gestão de resíduos sólidos de Fortaleza, um dos projetos de governo da atual gestão.
Para trabalhar no evento, serão cadastrados 465 vendedores ambulantes. Na virada de 2021 para 2022, mesmo sem a festa pública, houve movimentação de pessoas para comemorar à beira-mar. Profissionais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estiveram no local para o controle de possíveis aglomerações na ocasião.
Leia também | Skank anuncia último show da banda