No Brasil, estima-se que 1 milhão de pessoas vivam com o vírus. Para mais de 80% desses pacientes, uma das partes mais difíceis é revelar o diagnóstico para parentes e amigos
Redescobrir a vida com HIV: preconceito ainda é um grande tabu para quem convive com o vírus
O HIV, ou vírus da imunodeficiência humana, foi descoberto no mundo no final dos anos 1970 e não demorou para os primeiros casos surgirem no Brasil. A falta de conhecimento sobre a condição gerou preconceito que até hoje são refletidos na sociedade. O Balanço Geral Manhã, programa da TV Cidade Fortaleza, preparou uma série de reportagens sobre o tema e vai apresentar especialistas e histórias de pessoas com o diagnóstico do vírus.
No primeiro episódio, a equipe de reportagem conversa com especialistas para esclarecer os principais questionamentos sobre o que é a AIDS, além de mostrar os avanços da medicina e dos tratamentos para os portadores do vírus e da doença.
Conheça a história de Orleanda Gomes, uma ativista que por muito tempo sofreu sozinha após ter o diagnóstico de HIV. Ela soube da condição quando estava a espera do filho, em 2002. Atualmente, ela é atua em prol das pessoas portadoras do vírus e descobriu que não precisa estar sozinha.
“Primeira coisa que pensei foi no preconceito, porque isso a gente já sabia que existe há muito tempo. Como é que vão me olhar?”, relata Orleanda Gomes.
Confira a reportagem completa no Balanço Geral Manhã
Leia também | Associação Pintando SeTEAzul acolhe 250 pessoas autistas e seus familiares
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.