Ícone do site Portal GCMAIS

Quem são as seis mulheres escolhidas ministras de Lula

Quem são as seis mulheres escolhidas ministras de Lula

Foto: Reprodução

O governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será comandado por pelo menos seis mulheres que foram escolhidas como ministras, anunciadas em lista com 16 nomes em evento na manhã desta quinta-feira (22).

As indicações cumprem o compromisso do presidente eleito em levar diversidade para o comando de suas pastas. Há, ainda, a expectativa de que Marina Silva assuma a pasta do Meio Ambiente, mas não houve a formalização. Entre as escolhidas pelo petista, há três mulheres negras.

Mulheres escolhidas

Nísia Trindade

Nísia Trindade vai assumir o Ministério da Saúde., conforme o anúncio oficializado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (22). Ela é presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017 e faz parte do grupo técnico de Saúde na equipe de transição de governo. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Saúde.

Esther Dweck

Esther Dweck vai assumir o Ministério de Gestão e Inovação, conforme o anúncio oficializado pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (22). Ela é economista e foi secretária de Orçamento no Ministério do Planejamento durante o governo de Dilma Rousseff.

Luciana Santos

Para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia, Lula escolheu Luciana Santos. Deputada Federal entre 2010 e 2018, ela é engenheira e começou a trajetória política em movimentos estudantis. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, junto com Paulo Câmara (PSB).

Publicidade

Aparecida Gonçalves

Aparecida Gonçalves, ou Cida Gonçalves como é chamada, assumirá o Ministério da Mulher. Nascida em Campo Grande (MS), Cida é consultora de políticas públicas contra a violência de gênero. Ela ocupou a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres nos governos Lula e Dilma e participou da equipe de transição.

Margareth Menezes

Cantora, compositora, atriz e produtora, com mais de 30 anos de carreira, Margareth Menezes comandará o Ministério da Cultura. A artista baiana já estava na equipe de transição. Além da experiência com projetos sociais e produção cultural, Menezes traz a representatividade de uma mulher negra.

Anielle Franco

O Ministério da Igualdade Racial fica sob a gestão de Anielle Franco. Jornalista, professora e ativista, diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle é ex-jogadora de vôlei, morou 12 anos nos Estados Unidos, tendo estudado em várias universidades americanas. Ela é irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, em 2018.

Leia também | “Considero uma honra”, diz Izolda sobre convocação para assumir Secretaria da Educação Básica

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile