A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) será ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme informou o jornalista Kennedy Alencar, no portal UOL. Em encontro reservado na tarde desta sexta-feira (23), Lula tentou levar Marina a aceitar o cargo de Autoridade Climática, que deverá ser criado pela próxima gestão. A ex-senadora e ex-ministra do próprio Lula, em seu primeiro mandato, no entanto, se manteve firme em relação à pasta e o persuadiu.
A intenção do presidente eleito era nomear a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para a pasta do Meio Ambiente. Maior protagonista da aliança feita para o segundo turno, Tebet se colocou à disposição para o ministério desde que houvesse acordo com a ambientalista, o que não ocorreu.
O presidente eleito considera que Marina Silva tem peso simbólico nacional e internacional e que não poderia deixá-la fora do primeiro escalão. O destino de Tebet continua em aberto, mas é certo, segundo a informação do UOL, que vai colocá-la no primeiro escalão. Ele quer dar a ela um ministério de peso.
A intenção de Lula é anunciar a equipe completa até quarta-feira da semana que vem. Falta a oficialização de 16 dos 37 ministérios.