Ícone do site Portal GCMAIS

Réveillon de Fortaleza terá transporte coletivo gratuito

Duas novas linhas de ônibus passam a operar em Fortaleza no próximo sábado

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A gratuidade da tarifa de ônibus está garantida para o Réveillon de Fortaleza. O benefício começará a valer na tarde do dia 31 de dezembro, às 16h, e segue até às 5h do dia seguinte (1º). A medida tem o objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo e facilitar o acesso ao maior Réveillon do Norte Nordeste.

Segundo o vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues, a gratuidade deve contribuir para que famílias economicamente vulneráveis possam participar da festa de Réveillon. “É um benefício que vai favorecer por demais as pessoas com menor capacidade financeira. Então, quem estava pensando em não ir por conta da dificuldade de pagar o transporte, vai poder ir. Além disso, o incremento de frota também vai facilitar o acesso”, explicou.

Além da tarifa zero na noite da virada, a Tarifa Social estará em vigor de 0h até 16h do dia 31 de dezembro e a partir das 5h do 1º de janeiro, no valor de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

Operação Transporte Coletivo para o Réveillon de Fortaleza

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a oferta de ônibus nos dias 30 e 31 de dezembro com 176 veículos extras e sete linhas expressas, saindo dos terminais de Fortaleza. A finalidade é incentivar o deslocamento por meio do transporte coletivo para o Aterro da Praia de Iracema.

Para facilitar o deslocamento dos fortalezenses à festa, a Prefeitura garante a gratuidade no transporte coletivo no dia 31 de dezembro, iniciando às 16h e encerrando às 5h do 1º de janeiro de 2023. A Tarifa Social estará em vigor de 0h até 16h do 31 e partir das 5h do 1º de janeiro. A gratuidade será garantida para todos os passageiros, seja nos ônibus, nas estações e nos terminais, no intervalo de tempo citado.

Publicidade

Com isso, os passageiros podem deslocar-se livremente pela cidade, utilizando as alternativas mais apropriadas para ir ao Aterro. No dia 30 de dezembro, 70 veículos extra reforçam a operação de transporte, das 18h às 6h do dia seguinte. Enquanto para o dia 31 de dezembro são reservados 106 veículos extras, das 17h às 6h de 1º de janeiro de 2023. Os usuários do transporte público contam, ainda, com sete linhas expressas que saem direto dos terminais de integração da cidade para o local do evento.

Devido ao desvio nas proximidades da festa, a interdição começa a partir de 7h, e os pontos de parada da Av. Abolição e na Av. Historiador Raimundo Girão serão desativados temporariamente. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados, realizando o embarque e desembarque na Rua Tenente Benévolo e na Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste, respectivamente.

Leia também | Confira a ordem dos shows do Réveillon de Fortaleza no Aterro

Durante a festa, o embarque e desembarque dos passageiros das linhas especiais serão realizados na Rua Tenente Benévolo, entre a Av. Barão de Studart e Rua Monsenhor Bruno. Serão destinados três pontos. O ponto 1 é reservado para os ônibus que vêm dos terminais Papicu e Messejana e se localiza Rua Tenente Benévolo entre Av. Barão de Studart e Rua Doutor José Lourenço. No ponto 2, param os ônibus que vêm da Parangaba/Siqueira e Lagoa e localiza-se entre a Rua José Lourenço e Rui Barbosa. Já o ponto 3 é reservado para os ônibus que vêm do Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, fica entre a Av. Rui Barbosa e Monsenhor Bruno. Na Avenida Rui Barbosa, será organizado um corredor para proteger os usuários, entre a via e a calçada.

Linhas especiais – dias 30 e 31

Linhas que passam próximo ao local do evento

Táxi e TopBus+

A área reservada para os bolsões de táxi fica na Av. Abolição (entre a Av. Barão de Studart e Rua José Vilar), além da Av. Beira-Mar (entre Barão de Studart e Nunes Valente). Os veículos TopBus+ deslocam-se também até o bolsão na Av. Abolição (entre Rua José Vilar e Rua Nunes Valente).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile