Quem nunca extrapolou nas comemorações de fim de ano, que atire a primeira pedra. É que se exceder com a mesa farta das celebrações natalinas é mais normal do que se imagina. Mas o que fazer no dia seguinte?
Então, esse exagero na quantidade de comida faz com que o corpo apresente uma dificuldade em fazer a digestão correta dos alimentos, como explica a nutricionista clínica e funcional, Anna Gonçalves. Ainda de acordo com a especialista “para lhe dar com o excesso de substâncias, consequentemente as enzimas que ajudam a quebrar os alimentos acabam tendo dificuldade para atuarem, dessa forma surge a incômoda sensação de estufamento, o inchaço, dentre outros sintomas”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em entrevista ao GCMAIS, a especialista, listou ainda algumas orientações. Anote aí:
– Beba água, durante e depois. A água funciona no organismo como diurético natural.
– Se a sensação é de inchaço e com retenção de líquidos, você também pode recorrer aos chás. Entre as opções: chá de camomila, canela, hortelã, que têm propriedades digestivas, ou ainda água de coco, água saborizada com canela, pedacinhos de gengibre ou gomos de laranja.
– Frutas também são diuréticas. Uma dica é consumir o abacaxi ou a melancia. O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão. Já a melancia por conter muita água contribuirá para amenizar a retenção.
– Aposte em temperos naturais. Além de dar mais sabor a comida, contribuem para limpeza hepática, reduzindo alguns danos causados pelo álcool e excesso de carboidratos consumidos.
– Ah, e não esqueça de consumir fibras. Uma queixa muito comum dos pacientes após esse período de festas está relacionada ao quadro de constipação. Aposte em frutas como mamão, ameixa, laranja (de preferência com o bagaço), assim como vegetais e folhas verdes no geral, além de leguminosas como feijão, são algumas sugestões positivas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<