PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uece vence final de competição nacional de tecnologias disruptivas

O encontro reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas que participaram de três dias intensos de atividades

Compartilhe
Uece vence final de competição nacional de tecnologias disruptivas
Foto: GCMais

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi a grande vencedora da trilha Computing da final brasileira da ICT Competition 2022, competição que a Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.

O encontro reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas que participaram de três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos. Na premiação, ocorrida dia 28 de dezembro, em São Paulo, estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.

Leia também: Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)
Os times vencedores representarão o Brasil na etapa latino-americana a ser realizada no início de 2023. "As equipes brasileiras disputam de igual para igual com as de outros países do continente e têm muitas chances de ganhar", disse Montenegro. "Quem vencer segue para a fase global, disputada com equipes dos cinco continentes, na China", informou Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe.
PUBLICIDADE

Para o professor Rafael Gomes, da Uece, a parceria com a Huawei abriu novas oportunidades para os alunos. "A parceria traz infraestrutura e serviços modernos para dentro da Universidade e também ajuda o corpo docente, servidores técnicos e estudantes a ingressarem e absorverem novas tecnologias, estimulando a criatividade e a inovação", disse. O professor avalia ainda o impacto para o Estado.

"Os cabos submarinos que atravessam o Oceano Atlântico chegam ao Brasil aqui no Ceará, então somos um pólo cada vez mais forte em tecnologia e na formação de novos talentos", explicou o docente.
PUBLICIDADE

Uece e ICT Competition e ICT Academy

Criada em 2015, a ICT Competition busca oferecer aos estudantes de TIC e de engenharias oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)
04 de out. de 2026 - 04:00
Eleições 2026 ao vivo: Grupo Cidade realiza cobertura especial do primeiro turno no Ceará e no Brasil; acompanhe
PRIMEIRO TURNO
Eleições 2026 ao vivo: Grupo Cidade realiza cobertura especial do primeiro turno no Ceará e no Brasil; acompanhe
03 de out. de 2026 - 23:45
Quase 7 milhões de eleitores do Ceará vão às urnas para escolher presidente, governador, senadores e deputados
NESTE DOMINGO (4)
Quase 7 milhões de eleitores do Ceará vão às urnas para escolher presidente, governador, senadores e deputados
03 de out. de 2026 - 23:26