RECONHECIMENTO NO MEIO ARTÍSTICO

Artistas e personalidades do Ceará prestam homenagens ao legado de Rita de Cássia

Pelas redes sociais, a cantora Eliane, conhecida como a rainha do forró, destacou o trabalho da artista

Compartilhe:
4 de janeiro de 2023
Portal GCMAIS

Artistas, personalidades e políticos do Ceará prestaram homenagens ao legado da compositora e cantora Rita de Cássia, famosa por clássicos do forró como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de Um Vaqueiro”. A artista morreu vítima de uma fibrose pulmonar, na noite de terça-feira (3), em Fortaleza.

Artistas e personalidades do Ceará prestam homenagens ao legado de Rita de Cássia
Foto: Reprodução/Instagram

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Legado de Rita de Cássia

Rita de Cássia estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado. A artista ficou conhecida nacionalmente pelas letras impulsionadas nas vozes de vocalistas da banda Mastruz com Leite. A forrozeira era natural de Alto Santo, no Ceará.

Pelas redes sociais, a cantora Eliane, conhecida como a rainha do forró, destacou o trabalho da artista. “Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dado oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forró de todos os tempos. Te amarei eternamente! Serei grata eternamente”, postou.

Solange Almeida relembrou a carreira de Rita de Cássia postando vídeo de uma das músicas da forrozeira. Todos nós forrozeiros e fãs da grandiosidade que foi e sempre será Rita de Cássia estamos desolados”, publicou.

“Descanse minha poeta”, lamentou a forrozeira Taty Girl. O poeta Bráulio Bessa, que nasceu na mesma cidade de Rita de Cássia, lamentou a morte da compositora. “Querida Rita, sua partida partiu nossos corações. Siga cantando e encantando os anjos que lhe escutam agora. Seguiremos aqui te amando”, escreveu em imagem com foto da cantora.

Xand Avião publicou um vídeo em que canta a música “Pedaço de Solidão”, composição de Rita de Cássia. “Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forro está de luto. Você será eterna em nossos corações”, postou.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), repercutiu a morte da cantora e compositora. “Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país”, frisou. A prefeitura de Alto Santo, no interior do Ceará, decretou luto oficial de três dias na cidade.

Mais informações na reportagem:

Conheça a história da forrozeira

Rita de Cássia é considerada “A Maior Compositora de Forró do Brasil”, por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. A sua primeira composição gravada foi “Brilho da Lua”, no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso absoluto e sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi “Sonho Real”, gravada pela Banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e em outros estados.

Em 1993 Mastruz com Leite agora grava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, que é uma explosão de sucesso em todo Brasil e torna-se o principal hino do nosso forró moderno. E a partir daí começa o estrelato de Rita de Cássia como compositora, já ganhando o diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a Poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo, e Rita de Cássia usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios todos os dias de vários locutores, bandas, críticos e principalmente dos jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.

Em 1994, ganha o prêmio “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País. Assim recebendo em 1995 os parabéns do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil juntamente com a Somzoom Stúdio. Foi também neste mesmo ano, que foi gravado o primeiro Cd intitulado “Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte”. No ano de 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento “Xx – O Século das Mulheres”, promovido pelo Jornal Folha do Comércio. Neste mesmo evento, ela foi homenageada e recebeu o título de “Compositora do Século XX”.

Leia mais | Saiba mais sobre Rita de Cássia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.