A cantora e compositora cearense Rita de Cássia registrou mais de 500 composições. Músicas que foram gravadas por grandes nomes da indústria nacional como Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Eliane, a rainha do forró.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A música “Brilho da Lua” é considerada a primeira composição da filha ilustre de Alto Santo, no interior do Ceará. “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar”, “Canto e Declamo”, “Vou Te Esperar”, “Como Encontrar”, “Perdi Meu Paraíso” e “Pode Ser Você” são algumas das composições da artista.
Confira mix de músicas inesquecíveis de Rita de Cássia
Artistas, personalidades e políticos do Ceará prestaram homenagens ao legado da compositora e cantora Rita de Cássia, famosa por clássicos do forró. A artista morreu vítima de uma fibrose pulmonar, na noite de terça-feira (3), em Fortaleza.
Rita de Cássia estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de um hospital privado. A artista ficou conhecida nacionalmente pelas letras impulsionadas nas vozes de vocalistas da banda Mastruz com Leite. A forrozeira era natural de Alto Santo, no Ceará.
Confira homenagens AQUI
Conheça a história da forrozeira
Rita de Cássia é considerada “A Maior Compositora de Forró do Brasil”, por ter mais de 500 composições sem parcerias, e muitas delas gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso em todo o Brasil. A sua primeira composição gravada foi “Brilho da Lua”, no ano de 1992 pela cantora Eliane, se tornando um sucesso absoluto e sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida foi “Sonho Real”, gravada pela Banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e em outros estados.
Em 1993 Mastruz com Leite agora grava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, que é uma explosão de sucesso em todo Brasil e torna-se o principal hino do nosso forró moderno. E a partir daí começa o estrelato de Rita de Cássia como compositora, já ganhando o diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a Poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo, e Rita de Cássia usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios todos os dias de vários locutores, bandas, críticos e principalmente dos jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.
Em 1994, ganha o prêmio “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País. Assim recebendo em 1995 os parabéns do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil juntamente com a Somzoom Stúdio. Foi também neste mesmo ano, que foi gravado o primeiro Cd intitulado “Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte”. No ano de 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento “Xx – O Século das Mulheres”, promovido pelo Jornal Folha do Comércio. Neste mesmo evento, ela foi homenageada e recebeu o título de “Compositora do Século XX”.
Leia mais | Saiba mais sobre Rita de Cássia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<