BRASÍLIA

Paulo Pimenta diz que acesso de extremistas foi ‘facilitado’ e nove armas do GSI foram furtadas

Chefe da Secom avaliou a invasão nos Três Poderes como mais grave do que o ataque ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021

Compartilhe:
9 de janeiro de 2023
Portal GCMAIS

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou nesta segunda-feira (9) que o acesso dos extremistas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi facilitado e que o grupo roubou ao menos nove armas de choque do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Paulo Pimenta diz que acesso de extremistas foi ‘facilitado’ e nove armas do GSI foram furtadas
Foto: Reprodução

“Foi facilitado o acesso dessas pessoas na Esplanada, porque havia acordo de que essas pessoas não chegariam até a Esplanada, de que essas pessoas não chegariam até as sedes dos Poderes”, disse. Ele avalia que isso não poderia ocorrer sem que houvesse algum nível de comprometimento ou conivência por parte das autoridades.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<

Questionado sobre os danos causados pelos extremistas, o ministro-chefe da Secom explicou que a perícia ainda está sendo feita, mas que armas foram roubadas e extremistas já foram identificados.

“Evidentemente que está sendo feito um levantamento de patrimônio, de obras de arte que eventualmente possam ter desaparecido, documentos, HDs, armas que foram levadas da sala do do GSI. Eu pelo menos identifiquei nove armas, de choque, de uso do GSI,  que estavam condicionadas em caixas. Pelo menos nove caixas ficaram vazias”, acrescentou.

Extremistas que não aceitam a vitória de Lula nas urnas furaram o bloqueio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (8), em Brasília.

Diante do cenário, o presidente da República decretou intervenção federal na segurança do Governo do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. O interventor escolhido por Lula é Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo Pimenta, o gabinete de Lula está intacto, pois os extremistas não conseguiram acesso por causa da segurança. Pela manhã, o presidente da República se reuniu com os demais chefes de Poderes nessa sala.

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Leia também | Salário mínimo “vai ser pago normalmente”, diz Haddad

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.