Conforme os dados copilados pela especializada, das 979 pessoas localizadas, em 2022, apenas 5,8%, ou seja, 57 pessoas, foram encontradas sem vida
979 pessoas desaparecidas foram localizadas em Fortaleza em 2022, aponta SSPDS
Trabalho de investigação dos casos de pessoas desaparecidas, desenvolvido pela 12° Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará, resultou na localização, em 2022, de 979 pessoas que estavam desaparecidas em Fortaleza. O número corresponde a um aumento de 54,4%, se comparado com o ano de 2021 – quando foram localizadas 634 pessoas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pessoas desaparecidas em Fortaleza
Conforme os dados copilados pela especializada, das 979 pessoas localizadas, em 2022, apenas 5,8%, ou seja, 57 pessoas, foram encontradas sem vida. Ainda analisando o número total de pessoas localizadas, 714 são do sexo masculino. O número corresponde a 73% do total. Cabe destacar que dos 979 casos de localização de pessoas em 2022, 632 são de ocorrências de desaparecimentos no mesmo ano. Já 347 pessoas localizadas tiveram o registro de desaparecimento em anos anteriores. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
“Através do acompanhamento da especializada foi possível conhecer os dias e os horários que possuem maior incidência de desaparecimentos. Sábado é o dia que apresenta o maior número de registros. Foram contabilizados 177 casos, o que representa 18%. Em seguida, vem o domingo e a terça-feira, que registram 149 e 139 casos, 15% e 14%, respectivamente. O dia com menor registro desse tipo de ocorrência é a quinta-feira, com 121 registros, o que equivale a 12,3% dos casos. A maior parte dos desaparecimentos ocorre durante o dia, sendo a manhã – das 6 horas ao meio-dia – o horário de pico, com 305 registros, o que equivale a 31% dos casos”, destaca a SSPDS.
A 12ª Delegacia do DHPP registra os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza e atualiza os perfis oficiais e verificados mantidos no Facebook e Instagram. A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação do desaparecimento. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente.
A população também pode colaborar com o trabalho policial para o número (85) 3257-4807, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo e o anonimato da fonte é garantido.
Fortaleza: 655 pessoas envolvidas em homicídios foram capturadas em 2022
655 pessoas envolvidas com homicídios foram capturadas em Fortaleza em 2022. Os alvos, em sua maioria, estavam com mandados de prisão preventiva e temporária em aberto, bem como foram capturados em flagrante delito, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Além do aumento de 23,35% comparados ao mesmo período do ano de 2021, quando 531 pessoas foram retiradas de circulação nos 12 meses do ano, os números apresentam, ainda, que a maioria das capturas, em 2022, ocorreu em bairros como Messejana e regiões circunvizinhas. Outro número apresentado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é a quantidade de armas de fogo encontradas durante as ofensivas, quando 98 armas foram apreendidas.
No último ano, o DHPP tem apresentado outros números positivos, entre eles, a quantidade de inquéritos policiais concluídos e relatados com autoria. No ano de 2022, foram 346 inquéritos policiais de crimes de homicídios concluídos, já em 2021, foram 216, um aumento de 60,19%. Ainda em 2022, foram 271 mandados de buscas e apreensão cumpridos.
Leia também | Promotor acusado de matar idoso, em Fortaleza, presta depoimento ao Ministério Público
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.