Um homem de 57 anos foi alvo de mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva e ameaça contra a ex-companheira, uma mulher de 49 anos, em Quixadá, no interior do Ceará. O suspeito foi preso na quinta-feira (12).
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<
Medida protetiva no Ceará
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após ser ser expedida a ordem judicial da prisão preventiva, no último mês de novembro, a equipe policial iniciou as investigações e obteve informações sobre a localização do indivíduo. Ele foi encontrado em um estabelecimento comercial e não reagiu ao ser abordado pelas autoridades policiais.
Nada de ilícito foi encontrado com o suspeito no momento da captura, destaca a gestão estadual. Em seguida, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá, onde foram realizados os procedimentos. O homem foi encaminhado a uma unidade do sistema prisional e segue à disposição da Justiça.
*O nome do suspeito não foi divulgado para preservar a identificação da vítima.
Nove mulheres assassinadas em dez dias no Ceará
Os primeiros dez dias de 2023 foram marcados pelos assassinatos de nove mulheres no Ceará. O primeiro dia de janeiro foi de tristeza para uma família de Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza. Duas irmãs foram encontradas mortas na Praia da Barra. No dia seguinte, a jovem Itamara Eny foi sequestrada, estuprada e morta em Morrinhos.
A quarta mulher foi encontrada no dia 3 deste mês, enterrada no município de Novo Oriente. Daniele Pereira de Oliveira tinha ido ver um ex-namorado, de acordo com investigações. No dia 4 de janeiro, mais duas vítimas. Uma morta a facadas pelo companheiro em São João do Jaguarube e outra baleda em Sobral. No dia 5, uma mulher foi morta a tiros em Limoeiro do Norte.
No dia 8 de janeiro, em Alto Santo, uma jovem foi morta a tiros no Castanhão. O caso mais recente foi em Sobral, no dia 9. Uma mulher morreu após ser baleada para defender o filho. Segundo especialistas, a cultura do machismo estrutural é uma das razões da violência.
Leia mais | Conheça o Copac, canal que auxilia vítimas de violência doméstica no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<