O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso, nesta terça-feira (17), para a possibilidade de “acumulado de chuva” para pelo menos 22 cidades do litoral cearense, incluindo Fortaleza. O aviso representa risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
O acumulado das precipitações pode ser de até 50 milímetros ao dia. Este é o primeiro aviso do gênero deste ano. Ele versa sobre a linearidade e regularidade das chuvas e não exatamente sobre a intensidade das precipitações. Ou seja: são chuvas demoradas, sem ventos, que acumulam água não pela pancada, mas pelo “tempo” que podem durar.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cidade com aviso de “acumulado de chuva”
- Aquiraz
- Aracati
- Beberibe
- Cascavel
- Caucaia
- Eusébio
- Fortaleza
- Fortim
- Horizonte
- Icapuí
- Itaiçaba
- Itaitinga
- Jaguaruana
- Maracanaú
- Maranguape
- Pacajus
- Pacatuba
- Palhano
- Paracuru
- Paraipaba
- Pindoretama
- São Gonçalo do Amarante
Além deste alerta, o Inmet emitiu outro aviso, também nesta terça (17), que diz respeito ao risco de chuvas e ventos fortes para 98 municípios. Nestas localidades, as chuvas podem chegar 30 milímetros por horas e ventos intensos com rajadas de até 60 km/h.
Ceará registra melhor média anual de chuvas desde 2011
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que o Ceará registrou a melhor média anual de chuvas desde 2011. A média para o ano todo é de 800,6 milímetros e o observado até sábado (3) é de 993,5 milímetros.
Em todo o ano de 2022 choveu 997,6 milímetros entre janeiro e dezembro. Um saldo satisfatório de 24,6%. O Litoral de Fortaleza foi a macrorregião com maior acúmulo de chuvas, com 1.599,5 milímetros. Um desvio positivo de 47,6%.
Leia mais | Dia de chuva e transtornos em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<