Operação da Polícia Civil resultou na apreensão de animais exóticos oriundos da Austrália e da Ásia, que estavam localizados em um cativeiro no bairro Novo Mondubim, em Fortaleza. A localização dos animais ocorreu durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 30 anos, envolvido com o tráfico interestadual de animal silvestre.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Animais exóticos apreendidos em Fortaleza
Na ação, realizada na quarta-feira (18), foram apreendidos lagartos da espécie Pogona, oriundos do deserto australiano, bem como Geko Leopardo, originários da Ásia. Ainda na operação, foram apreendidas munições e carregadores de pistola, além de pássaros silvestres. Entre eles, um da espécie Tucaninho da Serra, ameaçado de extinção. Com as apreensões, as investigações seguem no intuito de identificar se o suspeito tem ligação com o tráfico internacional de animais.
O nome do suspeito não foi revelado para não comprometer as investigações em andamento, destaca a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Clima quente e chuvoso favorece aparecimento de escorpiões
O atual período no Ceará, de clima quente e chuvoso, pode aumentar o número de acidentes com escorpiões. Os animais costumam buscar lugares secos, como as residências, para se proteger. Por isso, a atenção e os cuidados com a proteção devem ser ampliados. O assessor técnico do Programa de Acidentes com Animais Peçonhentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ivan Luís de Almeida, afirma que os escorpiões vivem nas redes de esgoto e elétrica e, por não serem animais aquáticos, buscam novos abrigos.
Prevenção de acidentes
-Limpe sempre jardins e quintais,
-Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção perto de casa,
-Afaste camas e berços das paredes,
-Evite que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão,
-Em casas e apartamentos, use soleiras nas portas e Janelas, telas em ralos de chão, pias e tanques.
Leia mais | Criança fica em coma após ser picada por escorpião
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<