Cerca de 2.140 homens e mulheres das Forças de Segurança atuarão nos eventos pré-carnavalescos de Fortaleza, que acontecem de 20 de janeiro a 12 de fevereiro
Polícia realiza Operação Pré-Carnaval com emprego de 2.140 profissionais das Forças de Segurança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realiza a Operação Pré-Carnaval 2023, durante o período festivo deste ano. Cerca de 2.140 homens e mulheres das Forças de Segurança atuarão nos eventos pré-carnavalescos de Fortaleza, que acontecem de 20 de janeiro a 12 de fevereiro.

Todos os esforços estão sendo empregados pela SSPDS, para garantir que os foliões aproveitem os locais de pré-carnaval com tranquilidade, que são: Aterro da Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza; Praça do Ferreira, Mercado do Pinhões, Polo dos Queijo, Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro (Mocinha) e Passeio Público, localizados na AIS 4; Praça João Gentil, na AIS 5; Parque Rachel de Queiroz, na AIS 6; e Marco Zero da Barra do Ceará, na AIS 8.
As ações operacionais do pré-carnaval de Fortaleza, serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e das vinculadas da pasta – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participam as forças amigas: Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) e Guarda Municipal de Fortaleza.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O objetivo da operação é que os responsáveis pelos órgãos envolvidos estejam juntos para que a tomada de decisões, quando necessária, possa ocorrer de forma mais rápida.
“A Operação Pré-Carnaval para nós já começou. A Polícia Civil e a Polícia Militar irão atuar de forma conjunta. As inteligências também. Tudo para que a população aproveite esse período de festas com segurança e tranquilidade”, explica o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.
Polícia Militar
Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), serão empregados 1.628 mulheres e homens durante o ciclo carnavalesco. A distribuição operacional da tropa ocorre conforme a necessidade de cada região onde acontecem os pré-carnavais. Os policiais militares atuarão de maneira integrada com órgãos parceiros, realizando trabalhos ostensivos para fiscalizar e coibir possíveis crimes. O plano operacional é coordenado pela Copol da SSPDS.
Polícia Civil
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) contará com 390 policiais civis, além das seis delegacias plantonistas da Capital, 2º Distrito Policial, 10º Distrito Policial, 13º Distrito Policial, 30º Distrito Policial, 32º Distrito Policial e 34º Distrito Policial. Funcionarão ainda o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará atuará em suas unidades operacionais no Estado com 52 bombeiros militares, quatro viaturas, como auto bomba tanque, de salvamento e ambulâncias.
Pefoce
Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com 65 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perícia, médicos legistas, peritos legistas e reforços operacionais.
Ciopaer
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS terá equipes 24 horas por dia durante o pré-carnaval com patrulhando em Fortaleza.
As aeronaves darão apoio solo e aéreo às equipes das Forças de Segurança do Estado, realizando missões durante o pré-carnaval, funcionando como plataforma de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate à criminalidade. O trabalho da Ciopaer é dar tranquilidade à população com o emprego de aeronaves multimissão, capazes de atender demandas diversas.
Leia mais | PGR abre inquérito para apurar omissão de autoridades em atos antidemocráticos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

163 mil imóveis já ficaram sem energia no Ceará em 2025 por furto de cabos

Guarda Municipal faz escolta de ônibus na região da Barra do Ceará após chacina

Onda de calor: regiões do Ceará podem atingir 37°C nesta quinta-feira (8), indica Funceme
