Ícone do site Portal GCMAIS

Ministério da Saúde decreta emergência na Terra Yanomami, em Roraima

Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto

Uma portaria do Ministério da Saúde declara emergência de saúde pública de importância nacional na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima. A medida ocorre em razão dos graves casos de desnutrição e de malária que atingem a comunidade que vive na região.

Com a declaração de emergência, o governo cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami), que será coordenado pela Secretaria Nacional de Saúde Indígena. A partir da publicação em Diário Oficial, o poder público fica autorizado a deslocar recursos humanos e insumos para atuar no caso. A portaria foi publicada na noite de sexta-feira (20), em edição extra do DOU.

O presidente Lula visita à região neste sábado (21), para verificar as condições da população. Um plano de ação deve ser apresentado em 45 dias, e o grupo criado para articular a atuação no caso em nível nacional deve funcionar por 90 dias, podendo ser prorrogado.

Dados do Unicef mostram que oito em cada dez crianças indígenas com menos de 5 anos na Terra Yanomami sofrem de desnutrição. O garimpo ilegal e a ausência de medicamentos e políticas de saúde agravam a situação da comunidade de 30 mil habitantes, localizada no meio da Floresta Amazônica.

Dados divulgados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) revelam que, em 2020, foi registrada a morte de mais de 700 crianças em terras indígenas pelo país, na maioria por doenças e desnutrição.

Publicidade

Leia mais | Fortaleza tem o maior volume de chuvas do ano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile