Ícone do site Portal GCMAIS

Bolsonaro chama situação de povos Yanomami de “farsa da esquerda”

Bolsonaro chama situação de povos Yanomami de "farsa da esquerda"

Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que a situação de crise humanitária vivenciada pelos povos Yanomami se tratava de uma ‘farsa da esquerda’. O comentário foi feito em um grupo do aplicativo de troca de mensagens Telegram.

“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”, declarou Bolsonaro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O ex-capitão disse ainda:

“De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígenas, especialmente em locais remotos e com acesso limitado. Foram beneficiados mais de 449 mil indígenas, com 60 mil atendimentos. O Governo Federal encaminhou 971,2 mil unidades de medicamentos e 586,2 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPI), totalizando 1,5 milhão de insumos enviados para essas operações”.

Leia também | Crise Yanomami: Lula diz que governo vai acabar com garimpo ilegal

No último sábado (21), o presidente Lula (PT) visitou a localidade e se surpreendeu com a situação que encontrou. Lula ainda criticou a omissão do governo Bolsonaro.

Publicidade

“É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está”, disse.

Na ocasião, o petista afirmou que vai criar uma força-tarefa para atender à população.

O Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública diante à desassistência de saúde encontrada. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile