Cerca de 28 cidades cearenses anunciaram o reajuste do piso salarial dos professores, segundo o primeiro levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). A decisão acontece após o Ministério da Educação (MEC) anunciar a correção do piso em 14,95%, indo a R$ 4,4 mil. O percentual aplicado foi igual ou superior a 14,95%, correção que é calculada com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores. Desta lista, apenas em Eusébio o índice ficou um pouco abaixo, em 14,81%.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em pelo menos 14 cidades, o crescimento salarial foi arredondado para 15%, produzindo uma valoração de 0,05% frente ao que foi confirmado pelo Ministério da Educação no dia 16 de janeiro. Destaque ainda para Paraipaba, que aplicou 16% de reajuste, o maior registrado até o momento no Ceará.
O crescimento salarial dos profissionais da educação básica é uma das principais pautas da Campanha Salarial 2023 do ramo dos servidores municipais, quando sindicatos filiados à Fetamce em todo o estado levam as demandas da categoria para as mesas de negociação com as prefeituras.
Segundo Enedina Soares, presidenta da Federação, os recursos para pagar a remuneração do magistério vêm crescendo desde o controle da pandemia de Covid-19 e a estabilização da economia.
“É importante destacar que, este ano, a complementação da União para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) sobe de 15% para 17%. Portanto, é hora de reforçar a luta e garantir o aumento dos educadores em todo o estado”, enfatiza.
Municípios com reajuste salarial
Abaiara
Amontada
Aquiraz
Baturité
Cariré
Caririaçu
Caucaia
Coreaú
Eusébio
Granja
Iguatu
Iracema
Itatira
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Limoeiro do Norte
Madalena
Mauriti
Milhã
Missão Velha
Monsenhor Tabosa
Mucambo
Pacujá
Paraipaba
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Varjota
Caucaia é o primeiro município a anunciar reajuste do piso salarial dos professores
Depois de reformar em mais de 140 escolas e distribuir mais de 45 mil tablets, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, anunciou nesta quarta-feira (14) que enviou para a Câmara Municipal, em regime de urgência, um projeto de lei que propõe um aumento de 14,95% para os professores do município. Com isso, o valor total da remuneração dos docentes no município se manterá acima do piso nacional.
Leia mais | Vizinhos de criança acorrentada em tonel desconfiavam de maus tratos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<