O projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema foi apresentado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, na manhã desta terça-feira (24). As intervenções preveem melhorias urbanísticas no trecho desde a avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica. As intervenções estão previstas para serem iniciadas em abril de 2023, com duração estimada em 18 meses. O investimento é de cerca de R$ 27 milhões de reais.
Praia de Iracema
A Praia de Iracema, região bucólica, que em meados dos anos 80 atraiu comércios e hotéis, apresenta forte potencial para o turismo, o esporte e o lazer. Visando o resgate histórico e econômico do bairro, a Prefeitura de Fortaleza irá iniciar, até o primeiro semestre de 2023, as obras de construção novo calçadão, minipraças, caramanchões, ciclovia, iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo com o plantio de 1.566 árvores e coqueiros em toda a sua extensão.
Calçadão da Praia de Iracema (aterro)
O calçadão próximo ao aterro da Praia de Iracema também está contemplado no projeto urbanístico. A ideia é dar mais sombreamento e possibilitar mais acessibilidade com a reforma de todo o calçadão existente neste trecho da Av. Beira-Mar. Os passeios ganharão novo piso, mobiliários urbanos e serão contornados com o plantio de arbustos e árvores de grande porte, com áreas de sombreamento para amenizar a temperatura e criar um ambiente mais agradável em qualquer hora do dia.
Poço da Draga
O trecho que compreende o Poço da Draga e a Praia do Havaizinho, voltará a ser integrado. Com o recuo do canteiro de obras do Aquário foi possível um ganho de mais de 8 metros de calçadas, especificamente nesse ponto, possibilitando a integração entre regiões. A medida irá possibilitar a criação de um corredor de passagem com mobiliários urbanos, paisagismo e calçadão, proporcionando mais fluidez e permitindo o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema.
Perto dali, no Pavilhão Atlântico, está prevista a reforma de todo o seu entorno, com a substituição de pisos, bancos e iluminação, tornando-se uma ampla praça com espaço propício para feiras, projetos culturais e gastronômicos.
Leia mais | Fortaleza tem o maior volume de chuvas do ano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<