Dois suspeitos presos, um em Fortaleza e o outro em Caucaia, têm 33 anos de idade e já possuem passagens por crimes ambientais
Dois homens são presos por tráfico de animais silvestres no Ceará
A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) deflagrou a Operação Fauna Livre IV, que combate o tráfico de animais silvestres em Fortaleza e Caucaia. Durante a ofensiva, dois homens foram presos por força de mandado de prisão temporária e diversos pássaros foram resgatados. Também foi dado cumprimento a seis mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços vinculados a integrantes de uma associação criminosa.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Tráfico de animais silvestres
Os dois suspeitos presos, um em Fortaleza e o outro em Caucaia, têm 33 anos de idade e já possuem passagens por crimes ambientais. Um deles ainda foi autuado em flagrante por tráfico de animais silvestres e maus-tratos de animais. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e estão à disposição da Justiça.
A Operação Fauna Livre IV é uma iniciativa da DPMA, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). As investigações continuam com o intuito de identificar outras pessoas envolvidas com o tráfico de animais silvestres no estado do Ceará.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Houve alteração recente na Lei 9.605/1998, entrando em vigor a partir de setembro de 2020, que aumentou a punição para quem maltrata cães e gatos. A pena para quem for condenado será de reclusão de dois a cinco anos, além de pagamento de multa e proibição da guarda.
Animais exóticos oriundos da Austrália e da Ásia são apreendidos
Operação da Polícia Civil resultou na apreensão de animais exóticos oriundos da Austrália e da Ásia, que estavam localizados em um cativeiro no bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, neste mês de janeiro. A localização dos animais ocorreu durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 30 anos, envolvido com o tráfico interestadual de animal silvestre.
Foram apreendidos lagartos da espécie Pogona, oriundos do deserto australiano, bem como Geko Leopardo, originários da Ásia. Ainda na operação, foram apreendidas munições e carregadores de pistola, além de pássaros silvestres. Entre eles, um da espécie Tucaninho da Serra, ameaçado de extinção. Com as apreensões, as investigações seguem no intuito de identificar se o suspeito tem ligação com o tráfico internacional de animais.
Leia mais | Criança fica em coma após ser picada por escorpião
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.