BALANÇO

Em 15 anos, Samu Ceará atende a mais de 538 mil ocorrências

De 2018 a 2020, a partir de um projeto de ampliação, a cobertura alcançou 100% do território cearense, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado

Compartilhe:
29 de janeiro de 2023
Portal GCMAIS

Nesta segunda-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) completa 15 anos de existência. O Serviço, que é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado e administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), atendeu a mais de 538 mil ocorrências em uma década e meia.

Em 15 anos, Samu Ceará atende a mais de 538 mil ocorrências
Foto: Fátima Holanda/Arquivo pessoal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O órgão soma ainda três milhões de ligações atendidas. As atividades começaram em 2008, contemplando 14 municípios. Quatro anos depois, 46 municípios eram contemplados pelo suporte. Em 2013, 79. No ano seguinte, já eram 129 cidades assistidas – 71% do Estado.

De 2018 a 2020, a partir de um projeto de ampliação, a cobertura alcançou 100% do território cearense, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado.

De acordo com diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro Guimarães, o novo modelo de administração do Samu Ceará vai prover maior agilidade nos processos e melhor fiscalização de contratos. “O que gera eficiência em todo o sistema e reduz custos”, afirma.

Samu Ceará

O Samu Ceará possui 1.916 profissionais distribuídos em 121 bases de apoio, vinculadas a três Centrais de Regulação. O superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, reforça que o Serviço é muito mais do que uma ambulância para transporte de pacientes.

“É um órgão vital para trazer celeridade ao atendimento de qualidade à população”, diz. “Os trabalhadores deixam seus familiares em casa para ir ao plantão, para estar na rua, seja no sol ou na chuva, de dia ou na madrugada”, afirma.

O Samu Ceará possui a maior área de atuação no Brasil. Com gestão tripartite, a União fornece as ambulâncias, custeando também a manutenção das viaturas, e o Estado mantém o quadro de profissionais de saúde. Os municípios, por sua vez, são responsáveis por disponibilizar as bases e preservar os locais.

O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e socorristas. Para acionar o Samu, ligue 192. Três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) – localizadas nos municípios de Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte – regulam 121 bases descentralizadas em todas as regiões cearenses.

Leia também | IPVA 2023: prazo para pagamento em cota única termina na próxima terça-feira (31)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.