Guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) salvaram dois adolescentes, vítimas de afogamento, no final da tarde do último sábado (28), na Praia do Havaizinho, em Fortaleza. Os dois jovens, de 12 e 15 anos, ficaram presos em correntes de retorno, não conseguindo retornar à faixa de areia. Após o resgate realizado pelos guardas municipais, as vítimas não precisaram de cuidados especiais.
Para um banho de mar seguro, busque locais onde haja posto de guarda-vidas e, na ausência destes, observe alguns sinais de locais onde possivelmente terá uma corrente de retorno, como:
-Região com menor frequência ou ausência de quebras de ondas.
-Água de coloração diferenciada (mais clara ou mais escura, devido à maior profundidade ou pela agitação da areia).
Nessa espécie de corredor, o movimento da corrente causa pequenas agitações na superfície da água.
Fortaleza: Bombeiros salvam 15 pessoas de afogamentos no primeiro dia do ano
Além disso, os guarda-vidas observam as situações de perigo e se antecipam a elas, observando pessoas que estão em locais mais suscetíveis a acidentes e pedindo que elas se desloquem para uma área mais segura. “Sem as ações de prevenção, esses banhistas poderiam ter sido vítimas de afogamento”, destaca o oficial.
Quem pretende ir à praia, a passeio ou para praticar esportes aquáticos, a Tábua das Marés é um instrumento importante de planejamento. A tabela lista horários máximo e mínimo do nível do mar.
De uma forma bem simples de entender, a tábua de maré é um calendário disponibilizado pela Marinha Brasileira que mostra os horários e os níveis da maré.
A tabela lista sobre os períodos de cheia e seca do mar. Com essa informação, banhistas e atletas de esportes marinhos, como surfe e canoagem, a programar os melhores horários para aproveitar a água.
Leia também | Rede Cuca abre matrículas para cursos e esportes para o mês de janeiro
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<