O muro de uma unidade de saúde desabou em Quixadá, no Sertão Central, após chuvas e ventos fortes na noite de quinta-feira (2). Uma explosão durante o temporal causou problemas para os moradores do município. Casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos foram afetados pelo temporal, que também causou alagamentos em ruas e avenidas.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas em Quixadá
A queda de um poste teria sido responsável pela explosão, relataram moradores do município. Veículos estacionados também foram danificados por estruturas que caíram sobre eles, como telhados e muros. Ruas inteiras ficaram alagadas na periferia e em parte do Centro da cidade.
Segundo dados da Funceme, o motivo das chuvas recentes no Ceará são áreas de instabilidade proveniente do oceano, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente está em torno da linha do Equador. Além da influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, e interação da circulação dos ventos com o relevo. Houve formação de áreas de instabilidades tanto no noroeste do estado, como sobre Quixadá.
Mais detalhes na reportagem
Leia também | Fortaleza registra maior chuva de 2023, com 83 milímetros
Fortaleza registra maior chuva de 2023
Após 17 dias consecutivos de precipitações, Fortaleza recebeu nesta semana a maior chuva da cidade em 2023, com 83 milímetros entre 7h dos dias 24 e 25 de janeiro deste ano. Os dados foram apresentados no Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<