MUDANÇA DE COMANDO

Dilma Rousseff pode assumir presidência do Banco do Brics na China; entenda

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propõe a renúncia do atual comandante da instituição, Marcos Troyjo

Compartilhe:
8 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), pode assumir a presidência do Banco dos Brics. Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propõe a renúncia do atual comandante da instituição, Marcos Troyjo, cujo mandato segue até 2025.

Dilma Rousseff pode assumir presidência do Banco do Brics na China; entenda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O ‘Brics’ é grupo de países de mercado emergente que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No entanto, interlocutores do presidente Lula (PT) afirmam que o economista seria resistente à ideia.

Dilma Rousseff no Banco dos Brics

Em nota, a assessoria de Dilma revelou que ela define as suspeitas como “meras especulações”. Segundo informações, a ex-presidente teria resistido à ideia devido à necessidade de se distanciar do Brasil, já que a sede do banco fica em Xangai, na China, mas hoje estaria admitindo a possibilidade de assumir o comando da instituição.

Haddad já teria conversado com Troyjo e o governo brasileiro já planeja forçar a saída do economista, propondo a destituição às demais nações do acordo.

Marcos Troyjo

Em 2020, Marcos Troyjo foi indicado pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir o Banco do Brics para um mandato de cinco anos. Antes, ele fundou o BricLab, um centro de estudos sobre os Brics na Universidade de Colúmbia (EUA).

Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), ele foi convidado para assumir uma secretaria especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais.

Leia também | Robinson de Castro assina carta de renúncia e deixará a presidência do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.