SAÚDE

Bebê de dois meses morre em hospital no Ceará

Nayra Jacielly Ferreira da Silva estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade desde o último sábado (4)

Compartilhe:
9 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

A Secretaria Municipal da Saúde (SESA) investiga a morte de uma bebê de dois meses de idade no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, na cidade do Crato, no interior do Ceará. A criança faleceu na madrugada desta quarta-feira (8). Nayra Jacielly Ferreira da Silva estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade desde o último sábado (4).

Bebê de dois meses morre em hospital no Ceará
Foto: Reprodução

“Logo após tomar conhecimento do caso, a equipe da Saúde municipal realizou o acolhimento da família e iniciou o processo de investigação do caso, junto à Atenção Básica e à Unidade Hospitalar em que a criança se encontrava. Assim, informamos à comunidade que, no momento, o caso encontra-se sob investigação do Comitê de Mortalidade Materno-infantil e Fetal da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará”, disse a Prefeitura do Crato, em nota.

De acordo com o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, deu entrada a unidade com infecção de pele (provável estafiloccocia) e recebeu “todos os tratamentos necessários na tentativa de controlar o quadro, que evoluiu para septicemia, levando à disfunção de múltiplos órgãos”.

Bebê nasce dentro de ambulância do Samu a caminho de hospital no interior do Ceará

Um bebê prematuro nasceu em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a caminho do hospital, entre os municípios de Ubajara e Tianguá, no interior do Ceará. Michele Moraes, de 30 anos, deu à luz nesta sexta-feira (3) e o recém-nascido chegou a ter uma parada cardiorrespiratória ainda no veículo, mas os profissionais do Samu reverteram o quadro.

A equipe de São Benedito atendeu um chamado do hospital municipal da cidade por volta das 5h10min. Na unidade, Michele, com 34 semanas de gestação, estava entrando em trabalho de parto prematuro e precisava ser transferida para um hospital de referência.

“Nunca esperei que ele fosse nascer dentro de uma ambulância”, disse a mãe do pequeno Miguel.

Conforme a equipe do Samu 192 Ceará, o recém-nascido teve uma parada respiratória que foi prontamente revertida pelos profissionais em atendimento.

O recém-nascido de 2,8 kg é o caçula de três filhos de Michele. Mãe e bebê estão sendo atendidos pelo hospital de Tianguá e passam bem.

A enfermeira Érika Barreto relatou que foi a primeira vez que realizou um parto dentro de uma ambulância. “Ver a mãe feliz pelo trabalho realizado pelos profissionais do Samu Ceará é emocionante”, afirma. Além de Barreto, atuaram na ocorrência o condutor-socorrista Júlio César e o médico Simão Pedro.

Leia também | Fortaleza registra maior chuva de 2023, com 83 milímetros

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.