EUA

Em Washington, Lula se reúne com Joe Biden nesta sexta-feira (10)

O país americano é o segundo maior parceiro comercial do Brasil

Compartilhe:
10 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrará nesta sexta-feira (10) com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, na Casa Branca, em Washington. O país americano é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros.

Em Washington, Lula se reúne com Joe Biden nesta sexta-feira (10)
Foto: Reprodução

Entre os temas que serão tratados estão a conservação ambiental e a busca de mais engajamento dos países desenvolvidos para cumprir compromissos de financiamento na área climática.

Além disso, serão discutidos temas como defesa da democracia, radicalização política, discurso de ódio no espaço virtual e dinamização de investimentos, em particular na geração de energia limpa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Durante o encontro na Casa Branca, os dois presidentes conversarão sobre o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo, especialmente na liderança, até a Cúpula para a Democracia de março de 2023”, informaram os Estados Unidos.

“Os presidentes também discutirão como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, incentivando o desenvolvimento econômico, fortalecendo a paz e a segurança e gerenciando a migração regional”, completaram.

Lula e Janja começam a morar no Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva deixaram o hotel onde estavam hospedados, no centro de Brasília, e passaram a noite no Palácio da Alvorada pela primeira vez. A mudança do casal para a residência oficial foi feita no início da noite desta segunda-feira (6), após viagem ao Rio de Janeiro, onde participaram de uma série de compromissos políticos.

Eles chegaram por volta das 20h30 em um comboio de nove carros no Palácio do Alvorada, residência oficial. Também se mudam as cadelas Resistência e Paris.

Nos primeiros dias após a posse, o Alvorada passou por vistorias e varreduras, feitas pela Polícia Federal, para garantir que não havia escutas no local. O esquadrão antibombas participou dos procedimentos de varredura.

Posteriormente, alguns reparos tiveram de ser feitos tanto na estrutura do prédio como nos móveis. A primeira-dama relatou, em entrevista, ter encontrado alguns móveis danificados, bem como problemas de infiltração.

Em dezembro, antes mesmo da posse, o então integrante da equipe de transição e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, havia informado que a mudança ocorreria após o “levantamento de todas as pendências e tomadas todas as medidas de eventuais reparos necessários aos imóveis”.

Leia mais | Elmano de Freitas reforça compromisso nas áreas da educação e da segurança pública

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.