Ícone do site Portal GCMAIS

Minha Casa, Minha Vida pretende financiar 2 milhões de unidades até 2026

Minha Casa, Minha Vida pretende financiar 2 milhões de unidades até 2026

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve oficializar a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida nesta terça-feira (14), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Na cidade, serão entregues dois conjuntos habitacionais com o total de 684 apartamentos.

As unidades habitacionais na cidade foram contratadas inicialmente em 2013, chegaram a ser praticamente concluídas. Entretanto, foram abandonadas por alguns anos e tiveram que ser reformadas.

Segundo informações da Casa Civil, a iniciativa deve financiar 2 milhões de casas até 2026. Criado em 2009, o programa “Minha Casa, Minha Vida” deixou de existir em 2020.

O programa habitacional retorna com a proposta de destinar 50% das unidades financiadas ou subsidiadas para a Faixa 1 – famílias com renda bruta de até R$ 2,6 mil. Os subsídios nessa faixa variam entre 85% e 95%.

A possibilidade de locação social, a aquisição de moradia urbana usada e opções para famílias em situação de rua serão previstas no programa.

Publicidade

Serão entregues, de forma simultânea, o total de 2,7 mil unidades habitacionais em nove municípios em seis estados. Os investimentos totalizam R$ 206, 9 milhões.

Outras novidades do novo Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais | Ministério da Saúde recebe mais de 1 milhão de vacinas bivalentes contra Covid-19

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile