Pontos estratégicos em Fortaleza receberam, na tarde e na noite desse domingo (12), a Operação Focus. O objetivo do trabalho na região foi coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). A ofensiva foi deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contou com as Forças de Segurança e órgãos parceiros. Na ocasião, um adolescente foi apreendido.
Os trabalhos policiais concentraram-se nos bairros Jangurussu, Guajeru e Curió. Durante a ofensiva, um adolescente de 15 anos foi apreendido pelas equipes e conduzido para à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Ele tinha em seu desfavor um mandado de busca e apreensão por crime análogo a roubo. O adolescente já responde atos infracionais análogos aos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além disso, saturações e abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e veículos foram realizadas nos três bairros. As equipes também fiscalizam estabelecimentos comerciais para verificar possíveis irregularidades.
Durante as saturações, duas motocicletas foram apreendidas sob suspeita de furto; foram realizadas, ainda, 287 abordagens a pessoas, e 160 veículos foram vistoriados.
Mobilização da Operação Focus
Os trabalhos da Focus foram conduzidos pela Copol da SSPDS. Foram empregados 24 equipes das Forças de Segurança e forças amigas. Participaram 107 homens e mulheres do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Na ação, também foram utilizadas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da SSPDS, além do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE) e da Guarda Municipal de Fortaleza.
As ações na área foram desenvolvidas com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia mais | Ministério da Saúde recebe mais de 1 milhão de vacinas bivalentes contra Covid-19
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<