Ícone do site Portal GCMAIS

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra participantes de atos golpistas em Brasília

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra participantes de atos golpistas em Brasília

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Lesa Pátria, para identificar participantes e financiadores dos atos golpistas do 8 de janeiro, bem como pessoas que se omitiram ou fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes da República, no centro de Brasília.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Atos golpistas em Brasília

Nas ações desta terça-feira estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. Todos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

No dia 8 de janeiro, as sedes dos Executivo, Legislativo e Judiciário (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF) foram invadidas e depredadas por golpistas insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de 2022. Segundo a PF, eles “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições”.

Publicidade

Diante da situação, a PF abriu um canal para quem tiver qualquer informação sobre a identificação dos participantes. As denúncias devem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Leia mais | STF mantém mudanças na cobrança do ICMS em operações interestaduais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile