Ícone do site Portal GCMAIS

Confira como ficam os desvios no trânsito durante o Carnaval de Fortaleza

Inicia interdição de trecho da Av. Domingos Olímpio para montagem de estrutura do Carnaval

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Para garantir a tranquilidade dos foliões durante o Carnaval, a Prefeitura de Fortaleza preparou um plano operacional para os quatro dias de festa com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, limpeza e fiscalização. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai orientar a circulação de veículos nos polos oficiais que sediarão a folia na cidade, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade.

Na Praia de Iracema, durante todos os dias de Carnaval, de 14h à 1h da manhã do dia seguinte, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira-Mar compreenderá o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. A Rua João Cordeiro também estará bloqueada entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar. Neste trecho, haverá coibição de estacionamento desde as 7h da manhã.

O Polo da Mocinha também contará com bloqueio viário nas ruas João Cordeiro com Tenente Benévolo, Alfredo Prudente com Ten. Benévolo, Deputado Moreira da Rocha com Padre Pita e Pe. Climério com Antônio Augusto. A interdição também será de 14h à 1h da manhã.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos bloqueados será garantido. O órgão aconselha a apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com pessoas com deficiência também terão acesso permitido para desembarque.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promoverá a interdição da via, a partir de 15h, entre as avenidas Universidade e Aguanambi. A medida se estenderá às vias que dão acesso a este trecho a partir das ruas Joaquim Magalhães e Antônio Pompeu. A atuação se encerrará à 1h da manhã

Publicidade

Já o entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, também será bloqueado. As equipes estarão nas esquinas das ruas Visconde de Pelotas com Gonçalves Ledo e também Visconde de Pelotas com Nogueira Acioli, de 14h à meia-noite. A coibição de estacionamento nos trechos terá início às 8h da manhã.

No Benfica, a Praça João Gentil (Gentilândia) ficará interditada a partir de 10h na Rua Waldery Uchoa com Av. 13 de Maio e nas ruas Paulino Nogueira com Marechal Deodoro, Paulino Nogueira com Santo Antônio e João Gentil com Paulino Nogueira. Agentes e orientadores de tráfego atuarão no polo até as 22h.

Leia também | Cerca de 45 mil passageiros vão passar pelos terminais rodoviários de Fortaleza no carnaval

Orientações

A recomendação é que os condutores redobrem a atenção em relação às normas de circulação viária, como não combinar bebidas alcoólicas e direção, respeitar os limites de velocidade e não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros.

“Além das orientações básicas, de evitar bebidas alcoólicas e do estacionamento em esquinas, faixas de pedestres e ruas que recebem o cortejo de foliões, recomendamos que os moradores de áreas afetadas pelos bloqueios carreguem consigo comprovantes de residência. Com o comprovante, nós liberaremos o veículo e evitamos transtornos maiores para moradores e para as pessoas que estão curtindo nas ruas”, comentou Wellington Cartaxo, chefe do núcleo de operações da AMC.

A população pode solicitar atendimento de ocorrência de irregularidades ou sinistros à AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Transporte coletivo

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará o transporte coletivo de sábado a terça-feira, com a oferta de 42 veículos reserva, distribuídos entre o Aterrinho da Praia de Iracema, a Av. Domingos Olímpio e Terminal de Messejana.

Devido ao aumento da demanda de passageiros entre a terça e quarta-feira de Cinzas, provocado pelo retorno das pessoas do interior, do estado, a Etufor colocará veículos reservas à disposição. Os carros extras ficam disponíveis para as equipes operacionais entre 19h e 03h da manhã do dia seguinte durante o Carnaval. Na terça e na quarta-feira de Cinzas, os ônibus reservas ficam à disposição de 7h da manhã até 20h.

Todos os polos carnavalescos contam com linhas de ônibus que fazem parte da frota regular e que devem ser desviadas das vias próximas aos polos da Av. Domingos Olímpio e Aterrinho, conforme itinerário proposto pela AMC. No entorno da Av. Domingos Olímpio, circulam cerca de 80 linhas. Já o Aterrinho conta com 20 linhas que transitam pelo entorno da festa.

No domingo de Carnaval, os usuários podem usufruir da tarifa social, em que se paga o valor diferenciado de R$ 3,30 para a tarifa inteira, e de R$ 1,50 para a tarifa estudantil.

Operação e frota no Carnaval de Fortaleza

As estações de corredor exclusivo na Av. Aguanambi e na Av. Bezerra de Menezes operam normalmente no sábado e na Quarta-Feira de Cinzas. Nos outros dias, domingo, segunda e terça-feira, as estações estarão fechadas.

A frota será organizada no sábado com a oferta de 1.027 veículos. Enquanto no domingo, segunda e terça, opera de forma semelhante aos domingos e feriados, com aproximadamente 507 veículos. Na Quarta-Feira de Cinzas, parte das linhas terá frota em funcionamento equivalente ao dos dias úteis.

Assistência Médica

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atuará nos quatro dias do Carnaval de Fortaleza com a instalação de três Postos Médicos Avançados (PMA), sendo um por polo carnavalesco: Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil (Gentilândia) e Avenida Domingos Olímpio. Cada PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico, cada um deles contando com 10 profissionais.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o translado, com destino às unidades de referência: Instituto Dr. José Frota (IJF) em caso de grandes traumas; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba); Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) para emergências obstétricas, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha, Edson Queiroz e Praia do Futuro.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), aturará com 696 agentes distribuídos nos principais pontos de folia na capital cearense, durante o ciclo carnavalesco. O trabalho dos guardas municipais consistirá no patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus, além de dar apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, junto à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

“Nosso guardas estarão atuando desde antes do início dos festejos, dando suporte às equipes, até o final, garantindo que o público tenha um trajeto seguro para sua residência. Temeremos diversos eixos de atuação, como motopatrulhamento, videomonitoramento e, especificamente na Praia de Iracema, estaremos com equipes de guarda-vidas, dando suporte de prevenção e de salvamento”, informou o Inspetor Marcílio Távora, diretor-geral da Guarda Municipal.

Conforme o planejamento, os guardas atuarão nos locais tradicionais da festa na cidade: Aterrinho (Praia de Iracema), Mocinha, Av. Domingos Olímpio, Praça João Gentil (Benfica), Mercado dos Pinhões, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz (Presidente Kennedy), e na Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões). A GMF reforçará também a atuação nos sete Terminais de Integração de Fortaleza (terminais de ônibus).

Além do patrulhamento a pé, a Beira-Mar contará, ainda, com guardas municipais da Inspetoria de Ciclopatrulhamento (Iciclo) em bicicletas, agentes em motocicletas e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) de plantão, durante todo o período festivo. Vale ressaltar que o local conta com mais de 140 câmeras que realizam o videomonitoramento em tempo real, por meio da Central de Operações Integradas (COI-BM).

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também dará cobertura na região por meio de patrulhas com ações preventivas e ostensivas.

Fiscalização no Carnaval de Fortaleza

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nas festas de carnaval de Fortaleza para a organização e controle urbano dos sete polos da folia. Ao todo, 754 profissionais, entre coordenadores, fiscais e auxiliares, estarão divididos em toda a cidade, com equipes fixas e volantes.

A fiscalização realizará o controle do comércio ambulante não autorizado, as obstruções irregulares em logradouros, o cumprimento das autorizações emitidas para os permissionários e o uso indevido de paredões de som. As equipes também estarão prontas para realizar apreensões de estruturas irregulares e garrafas de vidro, produtos inflamáveis, além de materiais proibidos pela Vigilância Sanitária, como os cigarros eletrônicos.

Proteção de crianças e adolescentes

Por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), será realizada ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes nos polos do Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Benfica, além da Av. Domingos Olímpio.

No total, 26 educadores sociais e técnicos da Funci e do Programa Ponte de Encontro realizarão a abordagem social para identificar situações como trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e a exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência.

Nos festejos da Av. Domingos Olímpio, durante todo o Carnaval, o Conselho Tutelar atuará com efetivo extra de dois servidores, das 16h às 4h, presencialmente, em espaço destinado ao órgão. Uma hora após o encerramento dos desfiles, os profissionais se deslocarão à sede do plantão para o cumprimento dos expedientes necessários. O procedimento de encaminhamento das demandas à autoridade tutelar ocorrerá da forma adotada durante o período do Pré-Carnaval.

As demandas identificadas pelas equipes de abordagem especializada de rua serão direcionadas à autoridade tutelar de serviço, a qual decidirá acerca dos procedimentos a serem adotados. Os conselheiros tutelares contarão com o suporte do sobreaviso técnico do Núcleo de Apoio aos Conselhos Tutelares (Nuap) da Funci.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile