Ícone do site Portal GCMAIS

Banhista é salvo de afogamento no mar da Praia de Iracema

Banhista é salvo de afogamento no mar da Praia de Iracema

Foto: Reprodução

Um homem que estava se afogando foi resgatado por agentes da Guarda Municipal na Praia de Iracema, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (21). A vítima, que não teve o nome divulgado, foi salva a cerca de 200 metros de distância da faixa de areia.

Uma equipe da guarda municipal que estava em patrulhamento no espigão da avenida Rui Barbosa, foi acionada por populares informando que uma pessoa estava se afogando. Imediatamente os agentes acionaram a equipe de salvamento aquático que estavam perto do local.

Em um vídeo é possível ver o momento em que um dos agentes usou o apito para chamar atenção dos guardas vidas que, ao escutarem o som, avistaram o banhista e realizaram o resgate. De acordo com a nota da guarda municipal de fortaleza, o jovem passou por exames e passa bem.

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros do Ceará para prevenir afogamento

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) elaborou uma lista com dicas que ajudam a prevenir esse tipo de ocorrência. Afinal, basta um momento de descuido, ou imprudência, para se envolver numa ocorrência de princípio de afogamento. “Aprender a nadar é uma das melhores maneiras de prevenir”, sugere os Bombeiros.

Algumas dicas valiosas são: nunca utilizar álcool ou drogas. Essas substâncias afetam os reflexos e a habilidade de nadar. As condições da maré também devem ser conferidas. Antes de entrar na água, é importante conhecer a profundidade, a correnteza, a temperatura e outras condições relevantes. Essas informações podem ser conferidas previamente em sites e aplicativos gratuito, como o app da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que traz a tábuas de marés.

Publicidade

“Sempre nadar com um parceiro, ou em grupo, especialmente em águas profundas, ou com correntezas fortes”; e “usar colete salva-vidas, conforme idade e tamanho, quando estiver participando de atividades aquáticas”, são outras dicas valiosas que a corporação oferece aos banhistas. “As crianças precisam ser supervisionadas de perto quando estiverem na água, mesmo se estiverem usando coletes salva-vidas”, complementa o Corpo de Bombeiros.

Leia também | Sete trechos de praias estão próprios para banho neste fim de semana em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile