Ícone do site Portal GCMAIS

Governo pretende reduzir juros do consignado do INSS, afirma ministro

“Ciro só sai do partido se quiser”, diz Carlos Lupi sobre possível saída de Ciro Gomes do PDT

Foto: Reprodução/ PDT

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira (23) que o governo pretende buscar uma redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A pauta deve ser discutida em reunião no próximo mês.

Para Lupi, o atual patamar dos juros do consignado é “criminoso”. Em entrevista ao portal UOL, o ministro afirmou que o tema será discutido na próxima reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), em março.

“Cobrar 3,5% da população que ganha em média 60% do valor do salário mínimo eu acho criminoso”, disse Lupi a jornalistas. “Na próxima reunião (do CNPS), com certeza vamos baixar essas taxas de juros.”

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou em novembro do ano passado o aumento do teto de juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 2,14% ao mês para 2,34%. Nas operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa subiu de 3,06% ao mês para 3,36%.

Na entrevista, Lupi não informou para quanto poderá ir a taxa de juros, mas frisou que vai trabalhar para diminuir para “o mínimo possível”.

Publicidade

Leia mais | Informe de rendimentos para o Imposto de Renda deve ser entregue até 28 de fevereiro

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile