O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira (23) que o governo pretende buscar uma redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A pauta deve ser discutida em reunião no próximo mês.
Para Lupi, o atual patamar dos juros do consignado é “criminoso”. Em entrevista ao portal UOL, o ministro afirmou que o tema será discutido na próxima reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), em março.
“Cobrar 3,5% da população que ganha em média 60% do valor do salário mínimo eu acho criminoso”, disse Lupi a jornalistas. “Na próxima reunião (do CNPS), com certeza vamos baixar essas taxas de juros.”
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou em novembro do ano passado o aumento do teto de juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 2,14% ao mês para 2,34%. Nas operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa subiu de 3,06% ao mês para 3,36%.
Na entrevista, Lupi não informou para quanto poderá ir a taxa de juros, mas frisou que vai trabalhar para diminuir para “o mínimo possível”.
Leia mais | Informe de rendimentos para o Imposto de Renda deve ser entregue até 28 de fevereiro
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<