Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a atual localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve colaborar para chuvas até o próximo domingo (26), inclusive de forma mais expressiva. Além disso, a atuação do sistema de brisa e efeitos locais, como a interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas, também devem colaborar para as precipitações. Com isso, a previsão do tempo ficou da seguinte maneira:
25 e 26/02: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
As chuvas devem ocorrer nos seguintes períodos do dia:
Madrugada/início da manhã: Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
Tarde/início da noite: Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.
Fortaleza e RMF
A RMF para o fim de semana é de chuvas variando de moderado a forte intensidade, principalmente, para o período da madrugada e manhã.
25/02: Entre a madrugada e manhã, céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva . No período da tarde e noite, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada.
26/02: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Ceará registra chuva em cerca de 150 municípios nas últimas 24 horas
Choveu em 150 municípios do estado do Ceará, entre as 7h desta quinta-feira (23), até às 7h dessa sexta-feira (24), segundo a a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior registro foi no sul do Estado, no Cariri, em Altaneira, com 107 mm, seguido por Icó com 92 mm, no sul da região Jaguaribana.
Apesar de não registrar grande volume de chuva, o município de Quixadá, no Sertão Central, foi afetado por um temporal que deixou vias alagadas e derrubou um poste e árvores.
Em Morada Nova, os pluviômetros da Funceme marcaram 63 mm, em Paraipaba 61mm e em Paracuru 60mm. De acordo com a Funceme, as chuvas previstas estão associadas a áreas de instabilidade devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a atuação do sistema de brisa e efeitos locais, como a interação dos ventos
com o relevo, temperatura e umidade elevadas.
Leia mais | Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece de 1º a 31 de março de 2023
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<