Ícone do site Portal GCMAIS

Litoral de Caucaia registra primeiro nascimento de tartarugas em 2023

Litoral de Caucaia registra primeiro nascimento de tartarugas em 2023

Foto: Thiago Menezes/gerente de orla do IMAC

A temporada de desova de tartarugas marinhas de 2022/2023 do litoral de Caucaia já resultou no nascimento de 120 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata, Tartaruga de Pente. O registro foi feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), na última quinta-feira (22), na praia do Cauípe. Esse é o primeiro registro de nascimento dessas espécies neste ano.

De dezembro até a presente data, o IMAC registrou 48 ninhos das espécies Chelonia mydas – tartaruga verde, e Eretmochelys imbricata, tartaruga de pente. Os ninhos foram encontrados no raio que fica entre a praia de Dois Coqueiros (bairro Parque Leblon) até a Barra do Cauípe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o gerente de orla, Thiago Menezes, a temporada deste ano deve ir até meados de julho. “Nosso maior cuidado agora deve ser com o trânsito nas praias. Por isso, é preciso reforçar que não pode haver tráfego de carros 4×4 ou qualquer tipo de veículo nas faixas de areia das praias de Caucaia”, reforça Thiago.

No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Publicidade

Monitoramento de tartarugas

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Serviço

Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Aviso de ninhos de tartaruga

Whatsapp (85) 98108-0778

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

Leia também | Pis/Pasep 2022: consultas estão liberadas; saiba se você tem direito ao benefício

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile