O primeiro voo comercial do novo aeroporto de Sobral foi realizado na manhã desta segunda-feira (27). O equipamento Dr. Luciano de Arruda Coelhofoi inaugurado em abril de 2022 e homologado para operar voos comerciais apenas em janeiro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Novo aeroporto de Sobral
O governador Elmano de Freitas, ao lado de secretários estaduais e autoridades municipais, recepcionaram a primeira das três frequências semanais da Azul no novo equipamento. Em solo, viaturas do Corpo de Bombeiros da Seção de Combate à Incêndio do aeroporto realizaram o tradicional batismo de voos inaugurais.
A empresa já possui voos em Sobral, mas até então operava no antigo terminal da cidade, Aeroporto Coronel Virgílio Távora. O voo será operado pela Azul Conecta, e parte de Fortaleza às 05h40, pousando às 06h45.
Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe vai beneficiar 14 municípios cearenses
O Decreto de Utilidade Pública para a desapropriação da área onde será construído o novo Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, em Morada Nova, foi assinado em dezembro de 2022. O equipamento visa contribuir para o transporte de pessoas e de cargas na região, apoiando o desenvolvimento logístico no Ceará.
“Assinei o decreto de utilidade pública para a desapropriação da área onde será construído o Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, em Morada Nova. O equipamento já tem projeto inicial de construção aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com localização no distrito Pedras (CE-265), o aeroporto beneficiará 14 municípios e será fundamental para facilitar o tráfego de pessoas e de cargas pela região, impulsionando o turismo e o crescimento econômico”, escreveu a governadora Izolda Cela nas redes sociais.
O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova. O projeto inicial de construção do novo Aeroporto do Vale do Jaguaribe, que já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída.
Leia também | Izolda sanciona lei que garante pagamento dos precatórios do Fundef a professores
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<