A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (27) duas novidades relacionadas aos grupos prioritários para a restituição do Imposto de Renda 2023 nos primeiros lotes: os contribuintes que optarem por receber os valores via Pix (com cadastro do CPF) e os que fizerem a declaração com o modelo pré-preenchido serão incluídos entre os que têm prioridade no pagamento.
Fazem parte dos grupos prioritários, por exemplo, as pessoas com idade superior a 80 anos, as que têm mais de 60 anos e os contribuintes portadores de moléstia grave, entre outros. Além desses critérios, também é levada em consideração a data do envio da declaração à Receita Federal. Quem declara primeiro recebe primeiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 tem pagamento previsto para o dia 31 de maio, segundo informações da Receita Federal. Costumam ser contempladas para esse primeiro pagamento as pessoas consideradas prioritárias e as que entregam a declaração logo no início do prazo estipulado pela Receita, que neste ano é de 15 de março a 31 de maio.
No cronograma de restituições do órgão, o segundo lote tem previsão de pagamento em 30 de junho, e o terceiro, em 31 de julho. Os contribuintes que ficarem para o quarto lote recebem em 31 de agosto, e o quinto e último lote vai ser pago em 29 de setembro.
Segundo Fonseca, as informações sobre o primeiro lote da restituição estarão disponíveis no site da Receita Federal a partir do dia 10 de maio.
Serão cinco lotes de restituição do IR. Terão prioridade:
-Idosos de idade igual ou superior a 80 anos, desde que entreguem a declaração até 10 de maio;
-Idosos de idade igual ou superior a 60 anos e portadores de deficiência ou moléstia grave;
-Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
-Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX;
-Demais contribuintes.
As restituições do IR serão pagas em cinco lotes em 2023. Veja as datas:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 31 de julho;
- 31 de agosto;
- 29 de setembro.
Leia também | Pis/Pasep 2022: consultas estão liberadas; saiba se você tem direito ao benefício
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<