Ícone do site Portal GCMAIS

Jiboia de 2m que estava em pé de seriguela é resgatada em Santana do Cariri

Jiboia de 2m que estava em pé de seriguela é resgatada em Santana do Cariri

Foto: Corpo de Bombeiros

Uma jiboia foi resgatada pelos bombeiros militares pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), na tarde de domingo (26). O animal estava em uma árvore e foi solto próximo a uma fonte d’água na Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Jiboia é resgatada

A equipe da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/ 5º BBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência de resgate de uma cobra no Sítio Pedra Branca. De acordo com a solicitação, “uma serpente com dois metros de comprimento se encontrava em um pé de seriguela próximo a um bar”.

A jiboia é uma serpente encontrada em várias regiões do Brasil e da América Latina. Ela pode chegar a mais de três metros de comprimento e é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos. Geralmente, se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Em 2022, o Corpo de Bombeiros atendeu 9.641 ocorrências de resgate de animais em todo território cearense. O número supera os resultados atingidos em 2020 e 2021, quando foram atendidas 3.926 e 5.217 ocorrências, respectivamente. Somente em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu a 1.574 resgates de animais, sendo 70% destas serpentes.

Publicidade

Filhote de cobra entra em ar-condicionado de carro e morde passageira

Uma mulher de 38 anos foi mordida por um filhote de jiboia que estava escondido dentro do ar-condicionado de um carro, na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, em dezembro de 2022.

O marido da vítima acionou o Corpo de Bombeiros para atender a companheira. Ao chegarem ao local, os agentes desmontaram o painel do carro e encontraram a serpente. Os bombeiros ainda informaram que, apesar de a espécie não ser peçonhenta, a mulher foi orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar um hospital caso apresente alguma reação. O animal foi retirado do veículo sem ferimentos e, em seguida, solto em uma área de preservação.

Leia mais | Operação contra comércio ilegal de lagostas prende nove pessoas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile