Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba como receber alerta de possível ocorrência de desastre em sua região

Foto: Divulgação/Funceme

A Defesa Civil do Ceará realiza campanha de cadastramento da população para receber alerta, por mensagem de texto no celular, sobre possível ocorrência de desastre. A princípio, o objetivo é ampliar o número de pessoas cadastradas para receber alerta de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra. Até o momento, há cerca de 120 mil cadastros, ou seja, apenas 1,32% da população do estado.

Alerta de possível ocorrência de desastre

Para realizar o cadastro, basta enviar um SMS, mensagem de texto via celular, contendo o CEP da residência para o número 40199. Do mesmo modo, é possível cadastrar mais de um CEP, sendo o serviço gratuito. Além disso, o cidadão poderá cancelar o serviço a qualquer momento. Para tanto, basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Clique aqui e leia mais sobre o SMS

Desde 2018, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) envia os alertas à população, que ocorrem em áreas específicas. Assim, as pessoas são orientadas quanto aos procedimentos a serem adotados.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

Publicidade

Por fim, a população também recebe os alertas dos incêndios florestais que ocorrem no segundo semestre. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel, coordena o funcionamento do sistema.

Leia também | Bolsa Família terá valor extra para famílias maiores; entenda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile