Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem menor taxa de desemprego do Nordeste, indica IBGE

Ceará tem menor taxa de desemprego do Nordeste

Foto: Governo do Ceará

O Ceará registrou uma taxa de desemprego de 7,8% no quarto trimestre de 2022, considerada a mais baixa desde 2014, segundo a série histórica. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgados nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desemprego no Ceará

O número também é o menor registrado entre os estados do Nordeste durante o período. Na região, depois do Ceará (7,8%), vêm Maranhão (8,3%) e Alagoas (9,3%).

De acordo com o Governo do Estado, a população ocupada do estado chegou a 3,7 milhões de pessoas, recuperando os patamares de 2019, antes do início da pandemia. O nível de ocupação, que representa o percentual de ocupados na população em idade de trabalhar, chegou a 48,8%.

No comparativo com o mesmo período do ano anterior, a redução da taxa de desemprego no Ceará marcou 3,3 pontos percentuais (11,1% no último quadrimestre de 2021). O rendimento médio do trabalhador, no quarto trimestre de 2022, chegou a R$ 1.776.

Publicidade

Leia também | Pis/Pasep 2022: consultas estão liberadas; saiba se você tem direito ao benefício

BC: saiba como consultar “valores esquecidos”

A consulta a “valores esquecidos” no sistema financeiro foi reaberta na terça-feira (28). Os saques ocorrerão a partir de 7 de março, após 11 meses fechados. Os interessados podem fazer a consulta no site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central (BC). Segundo a instituição, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile