CEARÁ

Saiba como realizar agendamentos para instalação do kit gratuito de nova parabólica digital 

Podem receber equipamento e instalação gratuitos famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm parabólica tradicional instalada e funcionando

Compartilhe:
2 de março de 2023
Portal GCMAIS

Famílias de baixa renda de mais 15 cidades do Ceará já podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionado em casa. Cerca de 138,5 mil famílias devem ser beneficiadas.

Saiba como realizar agendamentos para instalação do kit gratuito de nova parabólica digital 
Foto: Agência Brasil

Acarape, Alcântaras, Barbalha, Cariré, Forquilha, Irauçuba, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Meruoca, Miraíma, Santana do Acaraú, Sobral, Tururu, Umirim e Uruburetama estão na lista das 439 cidades da terceira fase do programa. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.

Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Em Juazeiro do Norte e Sobral, 45,3 mil e 33,1 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Na sequência, estão: Jijoca de Jericoacoara (14,2 mil), Barbalha (9,6 mil), Santana do Acaraú (6,9 mil), Forquilha (4 mil), Irauçuba (3,6 mil), Uruburetama (3,4 mil), Cariré (3,3 mil), Umirim (3,1 mil), Acarape (2,7 mil), Tururu (2,5 mil), Meruoca (2,2 mil), Miraíma (2,1 mil) e Alcântaras (1,8 mil).

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiarias de programas sociais, não precisam fazer a troca.

Leia também | Anvisa autoriza prazo de validade maior para vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid

O trabalho é realizado pela Siga Antenado, a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, explica o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos. Outras 19 cidades do Ceará continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é de que 23,3 mil residências possam ter direito à instalação gratuito na capital e nas cidades de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.