SAÚDE

Vacinação contra a varíola dos macacos começa em março

São 47 mil doses para pessoas com risco de evoluir para forma grave

Compartilhe:
9 de março de 2023
Portal GCMAIS

A vacinação contra a varíola dos macacos ou mpox começa em março. O Ministério da Saúde informou que vai distribuir 47 mil doses da vacina contra a doença aos estados e ao Distrito Federal.

Vacinação contra a varíola dos macacos começa em março
Foto: Agência Brasil

Segundo a pasta, os imunizantes serão enviados de acordo com o andamento da vacinação e com as demandas de cada unidade federativa. A data do início da imunização ainda não foi definida.

Nessa primeira fase, terão prioridade pessoas com maior risco de evolução para as formas graves como, por exemplo, portadores do vírus da Aids e profissionais de laboratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, esse público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além desses, também está prevista a vacinação para pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a mpox.

O ministério também informou que a estratégia e o público prioritário para a vacinação foram acordados com os estados, municípios e o DF. Os casos da doença estão em queda em todo o mundo e no Brasil.

OMS muda nome, e varíola do macaco passa a ser chamada de ‘mpox’

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que começará a usar um novo termo, “mpox” (do inglês, “monkeypox”), como sinônimo da varíola do macaco e insistiu para que todos sigam o exemplo, após receber reclamações de que o nome atual da doença é racista e estigmatizante.

“Ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto ‘monkeypox’ é eliminado”, disse a organização global de saúde.

A OMS lançou um processo de consulta pública para encontrar um novo nome para a doença no início deste ano.

Uma das propostas mais populares foi “mpox”, ou “Mpox”, apresentada pela organização de saúde masculina RÉZO, entre outras.

Seu diretor disse na época que a remoção da referência a macacos ajudou as pessoas a levar a sério a emergência de saúde.

A varíola do macaco, descoberta em 1958 e batizada por conta do primeiro animal a apresentar sintomas, se espalhou principalmente em um grupo de países da África Ocidental e Central até este ano.

Agora, 110 países relataram cerca de 80 mil casos confirmados e 55 mortes, segundo dados da OMS.

Leia mais | Trio quase leva criança em assalto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.