Ícone do site Portal GCMAIS

Panela de pressão explode e mata mulher no primeiro dia de trabalho

Panela de pressão explode e mata mulher no primeiro dia de trabalho

Imagem: Reprodução

Uma explosão com panela de pressão acabou vitimando uma mulher, de 36 anos, no primeiro dia no trabalho. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (9) em uma churrascaria de Mogi Guaçu, em São Paulo. A mulher era natural do estado do Maranhão e estava no seu primeiro dia no novo emprego.

Testemunhas relataram que a mulher chegou a desligar o fogão assim que a penela pegou pressão. Pouco tempo depois, ela volta para verificar se estava tudo certo. É nesse instante que a explosão acontece. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento do acidente.

Com a explosão, a mulher acaba sendo arremessada contra uma bancada. Ela cai no chão ferida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e constatou o óbito da mulher. O caso foi registrado na 1ª Cia 26º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano de Mogi Guaçu.

Saiba como evitar acidentes graves com panela de pressão

Para muita gente que cozinha ou que quer cozinhar, a panela de pressão é um dos utensílios mais temidos. O receio não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, ela pode explodir e provocar acidentes graves, em algumas situações, até fatais.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro.

Publicidade

“A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou a autarquia.

Outra dica do instituto é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal de uma loja é a garantia de troca em casos de defeito. O próximo cuidado é saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação está descrita no manual do fabricante.

Durante a utilização da panela, um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão. Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída.

Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída.

“Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.

Ao utilizar panelas desse tipo, assim que ela começar a soltar vapor, o fogo deve ser diminuído, pois se a água no seu interior já está fervendo, a chama alta não vai alterar a temperatura do seu interior. O Capitão Paulo Jorge, oficial de informações públicas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, acrescenta que essas panelas nunca devem ser abertas sem que toda a pressão tenha saído. O militar observa que esta prática comum entre cozinheiros não deve ser feita.

“Jamais coloque essas panelas sob a água da torneira para acelerar a retirada do vapor”, alerta. Paulo Jorge lembra que uma panela de pressão não pode ser preenchida totalmente: pelo menos 1/3 dela deve ficar vazia para acúmulo de pressão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Homem é preso por torturar companheira com cola adesiva nas partes íntimas

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile