RESGATE

Tartaruga marinha de 60 quilos é resgatada na praia da Tabuba, em Caucaia

Instituto do Meio Ambiente de Caucaia coordenou a operação de salvamento que envolveu também profissionais dos Bombeiros e a utilização de equipamentos hidráulicos

Compartilhe:
13 de março de 2023
Portal GCMAIS

Equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) realizaram o resgate de uma tartaruga marinha que estava presa entre pedras na Praia da Tabuba, no litoral de Caucaia. O órgão coordenou a operação de salvamento que envolveu também profissionais dos Bombeiros e a utilização de equipamentos hidráulicos.

Tartaruga marinha de 60 quilos é resgatada na praia da Tabuba, em Caucaia
Foto: Prefeitura de Caucaia

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Verificamos que a tartaruga subiu à praia na maré cheia para a postura dos seus ovos e no caminho de retorno para o mar ficou presa entre as pedras. Ao avaliar o estado do animal, foi constatado que era da espécie Eretmochelys imbricata, ou popularmente conhecida como Tartaruga de Pente de 94 cm de comprimento por 86 cm de largura, com peso aproximado de 60 Kg”, disse Thiago Menezes, gerente de orla do IMAC.

Tartaruga marinha resgatada na Tabuba

Ainda de acordo com o órgão, o animal estava em um buraco e seu casco estava preso em três locais. Após a retirada do local onde estava presa, os técnicos verificaram que a tartaruga apresentava ótimas condições, sem lesões e conseguiu seguir sozinha para a água, sem necessidade de cuidados especiais.

“Sem o trabalho articulado com os bombeiros, a morte do animal seria certa. Mais uma vida salva. Um agradecimento especial também deve ser feito ao Grupo de estudos e articulações sobre Tartarugas marinhas – VERDELUZ, que foi quem realizou o contato entre os bombeiros e o IMAC”, reforça Thiago.

Trabalho de resgate

Em dezembro de 2022, o IMAC realizou o resgate de uma tartaruga-Oliva, encalhada na praia do Cumbuco. A tartaruga foi encontrada por populares que entraram em contato com o Instituto. O órgão realiza o monitoramento de tartarugas marinhas na orla de toda a cidade.

O trabalho é realizado durante todo o ano e intensificado durante o ciclo reprodutivo desses animais, que ocorre entre o início de novembro e final de julho, com o nascimento dos últimos filhotes. Até o momento já foram catalogados e protegidos 64 ninhos.

Leia também | Boliviana é presa em Fortaleza com mais de 6 kg de cocaína

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.