O primeiro lote de vacinas contra a Mpox, doença conhecida como varíola dos macacos, chega nesta segunda-feira (13) ao Ceará. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a previsão é que o estado receba 640 doses do imunizante. Apenas pacientes com pré-exposição devem ser imunizados nessa primeira fase.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), os imunizantes serão aplicados em grupos específicos: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais a partir de 18 anos vivendo com HIV/aids com resultado obtido no último exame, identificados com status imunológico de contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos 6 meses e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em equipamentos com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
A vacinação será temporária, visto que se dará conforme a disponibilidade de estoque no nível nacional, encerrando após o consumo destas doses.
Para iniciar a aplicação, a Sesa está consolidando fluxos, considerando a estrutura logística e operacional para esta estratégia, e articulando com os serviços ambulatoriais especializados e laboratórios.
Leia também | UFC divulga lista de espera do SISU 2023
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<