Ícone do site Portal GCMAIS

Cid Gomes vai presidir Comissão Especial para discutir políticas de hidrogênio verde no Senado

Cid Gomes vai presidir Comissão Especial para discutir políticas de hidrogênio verde no Senado

Foto: Divulgação

O senador cearense Cid Gomes (PDT) vai presidir a Comissão Especial que irá debater políticas públicas sobre hidrogênio verde no Senado. Essa tecnologia de geração de energia limpa é produzida pela eletrólise da água, usando energias renováveis e limpas, sem emissão de moléculas de carbono.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O hidrogênio verde é certamente uma das grandes alternativas para o consumo de gases ou combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é um combustível, mas não gera carbono. Obviamente, a partir do momento em que se instala uma rede no país, a gente vai poder ter uma alternativa ecologicamente correta”, defendeu Cid.

O senador lembrou que o Brasil é um dos países com maior composição de fontes renováveis em sua matriz energética, cerca de 41%, principalmente a partir de fontes hidráulica, biomassa, eólica e solar. Esse protagonismo em energias renováveis destaca o país como um dos principais atores para a tecnologia de geração de energia denominada hidrogênio verde.

Cid Gomes destacou ainda o pioneirismo do Ceará na produção de hidrogênio verde. “O Ceará, estado que represento, produziu recentemente a primeira molécula de hidrogênio verde em projeto piloto no Complexo Termelétrico do Pecém, primeira planta desse combustível no Brasil. Além dessa iniciativa, o Governo do Ceará assinou 24 memorandos de entendimento para implantação de projetos de hidrogênio verde voltados à exportação dessa energia. Outras unidades da federação têm grande potencial para essa produção e para parcerias que atraiam investimentos e empregos”, afirmou.

Cid Gomes na Comissão de Hidrogênio Verde

Os objetivos da Comissão Especial incluem avaliar políticas públicas que fomentem a tecnologia do hidrogênio verde, bem como analisar obstáculos e desafios para o ganho de escala desse combustível. Ainda, ouvir especialistas, por meio de audiências públicas, e conhecer experiências internacionais e domésticas, além de analisar as propostas em tramitação no Congresso Nacional de modo a viabilizar a regulamentação necessária para a segurança jurídica e econômica da produção de hidrogênio verde.

Publicidade

Além de Cid, a Comissão será formada pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União-AL), todos titulares, e ainda pelos suplentes Ciro Nogueira (PP-PI), Eliziane Gama (PSD-MA) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Leia também | Lula repreende ministros que divulgam propostas sem consultar o governo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile