PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo reduz taxa de juros de empréstimos consignados para beneficiários do INSS

Taxa máxima caiu de 2,14% para 1,70% ao mês. Mais de oito milhões de beneficiários do INSS têm algum contrato ativo de empréstimo consignado

Compartilhe
Governo reduz taxa de juros de empréstimos consignados para beneficiários do INSS
Foto: GCMais

Governo Federal obteve a aprovação de uma proposta de redução na taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados voltados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) em Brasília (DF), na segunda-feira (13), o colegiado aprovou o novo limite em 1,70% por mês.

Desde 2022, o patamar mensal estava fixado em 2,14%. A decisão implica redução de 0,44% no índice autorizado para instituições financeiras realizarem operações com débito direto na folha de pagamento que contempla mais de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas. O plenário deliberou ainda que o valor percentual para o cartão de crédito consignado chegará até o teto de 2,62%, contra 3,06% do percentual até então vigente.

Atualmente, segundo o Ministério da Previdência Social, mais de oito milhões de beneficiários têm contrato ativo de empréstimo consignado e cerca de 1,8 milhão já chegaram ao limite de utilização da margem, definido em 45% do benefício.

Leia também: Fórum em Fortaleza debate exportação e negócios para mulheres empreendedoras
PUBLICIDADE

Para o ministro Carlos Lupi, é importante haver uma mudança nas faixas para aqueles que recebem menos de dois salários mínimos. “Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil: o povo brasileiro”, disse o ministro. A intenção é discutir o percentual de margem vigente na próxima reunião, em 27 de abril.

Os membros do CNPS aprovaram também a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado no prazo de 60 dias, bem como a composição e a competência do colegiado em até 90 dias.

“Com a garantia da Folha, existe segurança para dirimir o risco dos empréstimos, como também no caso dos servidores. Portanto, apresentamos e defendemos a proposta de redução, que foi aprovada pelo Conselho. Estamos fazendo história para transformar o Brasil com justiça social. Precisamos aprofundar a composição das taxas. A transparência é fundamental e representa um pilar da nossa gestão”, afirmou Carlos Lupi.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Presidente do INSS, Glauco Wamburg frisou que o combate às desigualdades por medidas efetivas é prioridade do atual governo e que as decisões do colegiado seguem neste sentido. “Na realidade de beneficiários que utilizam o consignado, cuja média de renda é de R$ 1.700, a Previdência Social precisa tomar providências para proteger esses cidadãos vulneráveis”, declarou Wamburg. Ele ressaltou, ainda, que está em curso um processo para redução das filas para análises dos pedidos de benefícios.

PUBLICIDADE
Leia também
Fórum em Fortaleza debate exportação e negócios para mulheres empreendedoras
ECONOMIA
Fórum em Fortaleza debate exportação e negócios para mulheres empreendedoras
16 de set. de 2026 - 14:01
Greve dos Correios pode atrasar encomendas? Veja os direitos do consumidor
CONSUMIDOR
Greve dos Correios pode atrasar encomendas? Veja os direitos do consumidor
16 de set. de 2026 - 08:25
Av. Monsenhor Tabosa ganha proposta de inovação e tecnologia para transformar região
COMÉRCIO
Av. Monsenhor Tabosa ganha proposta de inovação e tecnologia para transformar região
15 de set. de 2026 - 23:40