EDUCAÇÃO

Ministério da Educação divulga lista de pré-selecionados do Fies 2023 

Estudantes inscritos têm até as 23h59 desta sexta-feira (17) para complementar a inscrição. Convocações da lista de espera ocorrerão entre 21/3 e 18/5.

 

Compartilhe:
14 de março de 2023
Portal GCMAIS

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.

Ministério da Educação divulga lista de pré-selecionados do Fies 2023 
Foto: Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (15), os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação das informações das inscrições no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  O prazo vai até as 23h59 do dia 17 de março.

Depois, é necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, feita na página do Fies. Para validar, o pré-selecionado deve procurar diretamente a instituição de ensino superior, que irá informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.

A classificação é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as demais regras do processo seletivo. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados.

Segundo o MEC, em 2023, serão ofertadas o total de 112.168 vagas para o Fies.

Leia também | Cagece oferta 125 vagas para cinco cursos gratuitos em abril; saiba como participar

Lista de espera

Quem não foi selecionado nesta chamada é automaticamente incluído na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não forem preenchidas. O candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa. A convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.

O que é o Fies

O fundo concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas. O estudante deverá pagar as prestações após encerrar o curso. As prestações são calculadas levando em consideração o limite de renda, sem cobrança de juros.

*Com informações da Agência Brasil.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.